PAULO FREIRE- A EDUCAÇÃO A CULTURA E A UNIVERSIDADE: MEMÓRIA DE UMA HISTÓRIA

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23556
Agências de fomento

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cultura Popular, Extensão.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de realizar um "exercício de memória" trazendo momentos em que, desde a universidade, Paulo Freire e seus companheiros de equipe procuraram inverter o sentido de "serviço" e de qualquer tipo de trabalho pedagógico "junto ao povo", assim busca recuperar algumas passagens antigas de textos pioneiros de Paulo Freire e sua primeira equipe. As experiências a partir desta passagem de Paulo Freire e sua primeira equipe pelo Serviço de Extensão da Universidade do Recife aparecem pela primeira vez por escrito no número 4 da Revista de Cultura da Universidade do Recife, edição de abril/junho de 1963. Considerando tempo e espaço deste movimento, é válido destacar que o importante na ação cultural era um trabalho de resgate, não de negação das tradições populares. Dessa forma, a ação de Paulo Freire e sua equipe deixa como legado a lição de que o papel do educador “erudito” e “comprometido” consiste em assessorar homens e mulheres das classes populares na tarefa de ajudar uma ação cultural através da educação e, ainda, incentivar e instrumentalizar de modo conscientizador o povo, para que este se reorganize em torno dos elementos originais de sua própria cultura.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigues Brandão

Bacharel em Psicologia e psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Antropologia pela Universidade de Perugia, Itália, e pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. É “fellow” do St. Edmund’s College da Universidade de Cambridge e livre-docente pela Unicamp. Possui experiência na área da antropologia, com ênfase em antropologia camponesa, antropologia da religião, cultura popular, etnia e educação. Lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Unicamp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Brandão faz parte também da Ordem Nacional do Mérito Científico, por suas contribuições científicas à causa do desenvolvimento das ciências sociais e humanas no Brasil, tendo sido agraciado como Comendador por decreto da Presidência da República do Brasil. Assessor ad hoc e membro do Conselho Consultivo de Ambiente e Sociedade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro de Conselho Editorial da revista Educação, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Membro do Conselho Editorial da revista Horizontes Antropológicos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assessor ad hoc FAEP/Unicamp. Pesquisador associado NEPAM/Unicamp e CERES/Unicamp. Assessor ad hoc do CNPq. Membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire.

Downloads

Publicado

12-11-2019

Como Citar

RODRIGUES BRANDÃO, C. PAULO FREIRE- A EDUCAÇÃO A CULTURA E A UNIVERSIDADE: MEMÓRIA DE UMA HISTÓRIA. Ideação, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 23–35, 2019. DOI: 10.48075/ri.v20i2.23556. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23556. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos