QUEM É SHAKESPEARE? SEUS TRÊS PILARES FORMATIVOS COMO PRINCIPAIS CONTRIBUTOS À SUA GENIALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v20i2.23567Palavras-chave:
Shakespeare, Formação, Família, Grammar School, Homilias Dominicais.Resumo
Passados 400 anos da morte de Shakespeare, ainda temos muitas lacunas a preencher sobre o mais importante autor do período elisabetano. Suas obras sempre se revelam como mananciais e as leituras e interpretações que podemos fazer a partir delas são inesgotáveis. Surge então a questão: quem é o autor por trás de toda essa riqueza? No presente artigo, abordamos os três pilares formativos do jovem William: sua família, sua educação na Grammar School e o teor político contido nas homilias dominicais de seu tempo. Posteriormente, relacionamos esses pilares com quatro de suas peças, as grandes tragédias: Hamlet, Macbeth, Otelo e Rei Lear. O tema proposto será abordado a partir de obras da maior especialista brasileira em Shakespeare, a professora e crítica de teatro, Bárbara Heliodora; um dos mais expressivos professores de Yale e atualmente um dos grandes especialistas em Shakespeare, Harold Bloom; e ainda, o professor e tradutor, Pedro Süssekind. Como resultado, apresentaremos que, mesmo sendo dotado de uma grande genialidade e sua curiosidade não tenha limites, muito do sucesso do bardo é devido a sua época e as influências que recebeu.
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