PERFIL DE VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM IPAMERI - GOIÁS

Autores

  • Joas Soares Lauriano Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Mirian Dias Moreira e Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.
  • Anselmo Cordeiro de Souza Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. https://orcid.org/0000-0002-0156-716X
  • Carlos Antônio Teixeira Universidade de São Paulo - USP.
  • Cristina Zukowsky-Tavares Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP. https://orcid.org/0000-0002-8137-3962

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.23722
Agências de fomento

Palavras-chave:

Maus-tratos infantis, Adolescentes, Violência, Notificações, Promoção da saúde.

Resumo

O artigo pretende traçar um perfil da violência contra a criança e adolescente notificados na cidade de Ipameri, estado de Goiás. Trata-se de investigação descritiva, retrospectiva e quantitativa realizada por meio de análise documental, a partir das fichas de atendimento das ocorrências de violência registradas no Conselho Tutelar, nos anos de 2012 e 2013. Os dados são apresentados por meio de estatística descritiva. Totalizaram-se 546 registros de violência, sendo 338 casos de negligência, 103 casos de violência sexual, 72 casos de violência física e 34 casos de violência psicológica. O sexo feminino é o mais acometido. Em todos os tipos de violência o principal agressor é intrafamiliar e a faixa etária mais acometida é a de cinco a nove anos de idade. A atuação dos profissionais de saúde é fundamental no processo de identificação dos maus tratos, do agressor, favorecendo momentos participativos de educação e promoção da saúde com familiares e a rede de proteção intersetorial local.

Biografia do Autor

Joas Soares Lauriano, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Mestrando em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Trabalha atualmente como Enfermeiro Assistencial em área indígena na Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Mirian Dias Moreira e Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Mestranda em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF. Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Cidade, UniverCidade

Anselmo Cordeiro de Souza, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Mestre em Promoção da Saúde e MBA em Gestão de Pessoas por Competências pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Graduando em Educação Física pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - UNIFAVENI. Graduado na Licenciatura Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (FPSJ). Bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT).

Carlos Antônio Teixeira, Universidade de São Paulo - USP.

Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo – USP. Bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT), São Paulo. Estado de São Paulo.

Cristina Zukowsky-Tavares, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP.

Egressa da Faculdade Adventista de Educação FAED/ U N A S P (1987), com Mestrado (2003) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP (2008) e Pós Doutorado em Educação pela FEUSP ( 2012). Atuou do Mestrado ao Pós doutorado nas linhas de Pesquisa voltadas à Avaliação Educacional, priorizando a Formação de professores em avaliação. Atualmente é Docente Pesquisadora (Educação em Saúde) no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP SP.

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

LAURIANO, J. S.; SILVA, M. D. M. e; SOUZA, A. C. de; TEIXEIRA, C. A.; ZUKOWSKY-TAVARES, C. PERFIL DE VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM IPAMERI - GOIÁS. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 19–32, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.23722. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23722. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos