RESENHA: O MUNDO RELIGIOSO

Autores

  • Ana Paula Fantineli Carrapeiro UENP

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.23966
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação, Ensino Religioso, Humanidades

Resumo

A obra tem por objetivo apresentar ao leitor conhecimentos básicos sobre o mundo religioso, sem pretensão de defender nenhuma concepção religiosa. O texto oferece uma leitura sobre o universo religioso e busca descrever a religião como uma riqueza da humanidade, dessa forma, o pesquisador introduz o pensamento de que nenhum outro campo do conhecimento humano obtém tantas compreensões como as do conhecimento religioso. Berkenbrock (2019) fomenta a ideia de que a religião é capaz de causar diversas modificações na sociedade, segundo sua descrição a religião é capaz de ser usada por grupos de interesse como instituições que causaram impacto negativo, também pode ser usada como organizações opressoras e exploradoras, entretanto, a vivacidade do mundo religioso se encontra em pensar e buscar sentido a existência. O livro parte da curiosidade sobre o mundo religioso, descrevendo suas compreensões, elementos históricos, suas organizações, seus escritos. Busca também não direcionar ou favorecer nenhuma doutrina religiosa como certa ou errada, compõe-se de onze (11) blocos temáticos, apresentados em textos curtos de linguagem clara.

Biografia do Autor

Ana Paula Fantineli Carrapeiro, UENP

Atualmente encontra-se matriculada como aluna regular do Programa de Pós Graduação (PPGEN ) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2003), graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2016), graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2016) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2012). Participa do grupo de pesquisa em Diálogos Linguísticos e Ensino: saberes e práticas. (DIALE). Atualmente é professora - Colégio Estadual Dr. Marques, onde leciona a disciplina de Sociologia, Ensino religioso e Educação Especial .

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

FANTINELI CARRAPEIRO, A. P. RESENHA: O MUNDO RELIGIOSO. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 180–184, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.23966. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/23966. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenhas