UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO CONTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Ana Paula Fantineli Carrapeiro Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i2.24102
Agências de fomento

Palavras-chave:

, Ensino Religioso, Mito, Revisão Sistemática.

Resumo

A revisão da literatura objetiva apresentar um panorama das pesquisas a respeito de determinado assunto para sua melhor compreensão. Neste trabalho, a revisão tem por finalidade levantar as pesquisas sobre o Ensino Religioso no Ensino Fundamental, de suas metodologias aplicadas ao contexto de ensino e a procura por material didático já produzido para a disciplina de Ensino Religioso no Ensino Fundamenta. O presente trabalho visa a investigar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, as metodologias utilizadas na disciplina de Ensino Religioso, os materiais didáticos e como o gênero discursivo conto, mas particularmente o conto mitológico, pode contribuir para a apreensão dos conhecimentos descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da disciplina. O encaminhamento metodológico utilizado foi o da Revisão Sistemática de Literatura, a pesquisa teve como intervalo de busca os anos de 2009 a 2019, nos seguintes bancos de dados: banco de teses e dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultados, dos 679 trabalhos analisados, somente 02 tratavam da temática, portanto, os resultados apontam serem poucas as pesquisas que abordam a Ensino Religioso, mais particularmente contos mitológicos com ferramenta metodológica no Ensino Religioso.

 

Downloads

Publicado

09-04-2020

Como Citar

FANTINELI CARRAPEIRO, A. P. UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO CONTO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 33–48, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i2.24102. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24102. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos