EDUCAÇÃO DO CAMPO: para além do autoritarismo neoliberal.

Autores

  • Fernando Bilhalva Vitória Docente no departamento de Educação do Campo - Universidade Federal de Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v21i1.24122
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação do Campo, Crise do Capital, Trabalho e Educação.

Resumo

A proposta artigo em questão, é revistar as bases da educação do campo, como tarefa essencial da teoria educacional no debate frente à realidade atual (crise estrutural do capitalismo) que volta-se para o desenvolvimento de todas as dimensões humanas e, consequentemente, da fusão entre a teoria e prática, ou melhor, entre o trabalho e a educação, tendo como ponto de partida a mudança radical na base estrutural da sociedade. Assim, não é nosso foco, tratar da educação, como algum neutro, isolado, mas a partir do trabalho, que começa pela superação imediata das relações que dividiram: homem, trabalho e natureza, no resgate do ser genérico, ou melhor, do ser que se faz pelo trabalho.

Biografia do Autor

Fernando Bilhalva Vitória, Docente no departamento de Educação do Campo - Universidade Federal de Rondônia.

Doutor Educação pela UFPel/RS, com pesquisa em Marx e Georgescu-Roegen sobre crise socioecológica no capitalismo contemporâneo; e professor do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Rondônia.

Downloads

Publicado

21-03-2020

Como Citar

VITÓRIA, F. B. EDUCAÇÃO DO CAMPO: para além do autoritarismo neoliberal. Ideação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 132–151, 2020. DOI: 10.48075/ri.v21i1.24122. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24122. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos