CAMINHOS QUE SE INTERCRUZAM ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MARCAS DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.24640
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação do Campo, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo objetiva, através de uma revisão de literatura, realizar uma análise sobre a importância da educação no processo de desenvolvimento humano, levando em consideração o contexto da Educação Popular para a formação da Educação do Campo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa abordagem, a relação histórico-social entre campo, sujeitos e movimentos sociais foi apresentada tendo como enfoque a Educação do Campo, observando sua articulação com a Educação Popular num projeto de educação emancipatória. Na reflexão acerca da relação existente entre Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos, a análise demandou o reconhecimento da EJA enquanto representação popular e também como modalidade de ensino, trazendo como referência sua identidade de luta frente à conquista de direitos. As discussões evidenciam que os interesses capitalistas interferem diretamente na sociabilidade humana, impondo um modo de existência e sobrevivência que muitas vezes desconfiguram a pessoalidade e as características peculiares a um determinado contexto social ou regional, configurando-se num processo de negação ou privação de direitos educacionais.

Biografia do Autor

Liliane Borba Castro, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC--BA)

Licenciada em Letras. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia (SEC-BA)

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05-06-2020

Como Citar

CASTRO, L. B.; CUNHA JÚNIOR, A. S. CAMINHOS QUE SE INTERCRUZAM ENTRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MARCAS DA EDUCAÇÃO POPULAR. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 65–82, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.24640. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24640. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos