O PORTUGUÊS QUE A ESCOLA FALA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONCEITO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Jadson Lima Jesus da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Lenilza Teodoro dos Santos Mendes Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i1.24651
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Concepção de Língua, Escola Pública.

Resumo

Este trabalho é fruto das experiências obtidas no estágio supervisionado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. A turma na qual o trabalho foi realizado é do 6º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal São Pedro em Ilhéus-BA. Buscamos com este relato compartilhar e fomentar discussões acerca do conceito de língua na escola. O trabalho aqui apresentado tece algumas considerações sobre a maneira errônea como a gramática tradicional defrauda para si o conceito de língua.  Ademais apresentamos aspectos relacionados à descrição do local, aulas, métodos utilizados, resultados obtidos, e uma reflexão sobre o conceito de língua nas aulas de Língua Portuguesa. 

Biografia do Autor

Jadson Lima Jesus da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduando do curso de Letras com habilitação em línguas e literaturas portuguesa e inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Bahia, Brasil. É bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)

Lenilza Teodoro dos Santos Mendes, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC

Professora assistente na Universidade Estadual de santa Cruz - UESC, e doutora em Línguas e Cultura pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Downloads

Publicado

05-06-2020

Como Citar

JESUS DA SILVA, J. L.; MENDES, L. T. dos S. O PORTUGUÊS QUE A ESCOLA FALA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CONCEITO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA PÚBLICA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 5–18, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i1.24651. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/24651. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiências