TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v22i2.25098
Agências de fomento

Palavras-chave:

Recursos Educacionais Abertos, Formação Continuada de Professores, Língua Inglesa.

Resumo

As novas tecnologias digitais tornaram-se ferramentas úteis para o ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Entretanto, o uso pedagogicamente informado dessas tecnologias ainda não é parte da formação dos professores de LE. Nesse contexto, a UNIOESTE – Foz do Iguaçu ofereceu um curso de 40 h/a para professores da rede pública estadual de ensino. De maneira geral, foram tratados os temas Tecnologia e Sociedade, Tecnologia e Educação, Tecnologia e Ensino de LE e Recursos Educacionais Abertos (REA). Especificamente, foram abordados os REA e sua relação com o ensino da gramática e do vocabulário de língua inglesa, da compreensão e produção oral e escrita, e a relação entre língua e cultura, tendo em vista os direcionamentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). O retorno dado pelos professores se revelou produtivo ao aproximá-los não somente do uso ético de diferentes tecnologias digitais, com ênfase nos REA, como também das habilidades essenciais de aprendizagem presentes na BNCC.

Biografia do Autor

Delfina Cristina Paizan, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Foz do Iguaçu.

Possui doutorado em Educação e Tecnologia - IoE/University of London (2014). Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Graduação em Letras pela Fundação Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari (1988). Atualmente é professor adjunta e membro do colegiado de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu. Trabalha com seguintes temas: língua inglesa, formaçao de professores, ensino de li, culturas de língua inglesa e ensino, tecnologias e ensino de LE. Coordenada o grupo de pesquisa Tecnologia no uso, no ensino e na aprenizagem de línguas estrangeiras.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Cascavel.

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, onde atua desde o ano de 2000, no Curso de Ciência da Computação. Docente permanente e orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp) e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) nível de Mestrado e Doutorado no campus de Cascavel e no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) - nível de Mestrado no campus de Foz do Iguaçu, além de docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) também no campus de Foz do Iguaçu. Possui graduação em Informática e especialização em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente). É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008), e também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008). Criador do Grupo PETComp (Programa de Educação Tutorial em Ciência da Computação) aprovado pela Sesu/MEC em 2010 do qual foi tutor até dez/2016. Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Banco de Dados, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Data Mining, Sistemas de Informação, Educação Matemática e Tecnologias [Assistivas] no Processo de Ensino-Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação. Líder do GIA (Grupo de Inteligência Aplicada) e do GTIE (Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino) e pesquisador colaborador no grupo de pesquisa Tecnologias no uso, no ensino e na aprendizagem de línguas estrangeiras, todos da UNIOESTE.

João Lucas Cavalheiro Camargo, Unioeste - Câmpus Foz do Iguaçu

Graduação em Letras - Português/Inglês através da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu (2017). Atualmente sou Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor-bolsista no Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana desde Agosto de 2018. Meu foco de pesquisa se centra nos Estudos da Tradução, especificamente, Teorias da Tradução, Formação de Tradutores e Técnicas de Tradução. Me interesso também nos estudos em Ensino de Língua Inglesa e Formação de Professores.

Etiene Caroline Farias de Mello, SESI - Foz do Iguaçu União Dinâmica da Cataratas (UDC) Unioeste - Câmpus Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino com área de concentração em Linguagens, Tecnologias e Cultura pela Unioeste (2018). Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de ensino oferecido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015) e em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2014), graduação em Letras com habilitação em Português e Inglês e respectivas Literaturas pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (2008). Com experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês e de português como língua estrangeira, o uso de tecnologias no processo de ensino/aprendizagem e formação de professores no ensino a distância.

Mirna Fernanda de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Câmpus Foz do Iguaçu.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), instituição onde também cursou Mestrado (2001) e Doutorado (2006), ambos em Linguística e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta - Língua Inglesa, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Morfossintática, Semântica e Pragmática, Interação dos componentes Gramaticais e Lexicais, Linguística e Tecnologia da Linguagem Humana.

Denis Antônio Silva, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Foz do Iguaçu

Mestre em Ensino em Linguagem e Tecnologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2018). Graduação em Licenciatura em Letras - Habilitação em Língua Espanhola pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG (2015). Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Língua Inglesa pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé - UNIFEG (2010). Atualmente é professor de Línguas Portuguesa, Espanhola e Inglesa na Rede Estadual de Ensino de Foz do Iguaçu e no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu). Tem experiência em Letras em ensino de língua portuguesa, espanhola e inglesa. Áreas de interesse: ensino de línguas estrangeiras, formação de professores, ensino e aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), metodologias ativas de ensino, letramento digital, metodologia e redação científica.

 

Downloads

Publicado

07-12-2020

Como Citar

PAIZAN, D. C.; BOSCARIOLI, C.; CAMARGO, J. L. C.; DE MELLO, E. C. F.; DE OLIVEIRA, M. F.; SILVA, D. A. TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. Ideação, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 236–246, 2020. DOI: 10.48075/ri.v22i2.25098. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25098. Acesso em: 20 abr. 2024.