EDUCACION POPULAR Y POLITICA PUBLICA – PAULO FREIRE EM LA SECRETARIA DE EDUCACION DE SAN PABLO, 1989-1991.

Autores

  • Roberto Elisalde Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26700
Agências de fomento

Palavras-chave:

Freire, Gestão, Educação pública.

Resumo

Neste trabalho, propomos reconstruir a partir de uma perspectiva histórica a experiência de Paulo Freire à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) no período 1989-1991, durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT). Em particular, iremos destacar algumas das primeiras medidas de gestão e problematizar conceitos que funcionam como substrato para este processo; ou seja, a identificação de certos critérios para a construção do poder popular nos quadros institucionais marcados por um estado de cunho capitalista. Por isso, esta pesquisa toma como referência incontornável a ascensão do PT e seus múltiplos triunfos políticos no final da década de 1980; verdadeiro apoio político à experiência de Paulo Freire como chefe da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. A educação popular e seus princípios libertadores penetraram assim no difícil terreno da institucionalidade e foram apresentados como uma estratégia de poder popular que aspirava a explicar como construir uma democracia radical e de base em uma rede institucional - como o da escola - que apresentava sinais evidentes de burocracia e verticalidade? Ou se quiser, como popularizar a escola pública construindo um novo modelo de qualidade social e, ao mesmo tempo, promovendo a participação e organização a partir das políticas públicas?

Biografia do Autor

Roberto Elisalde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pedagogo. Mestre e Doutor em Educação. Professor do colegiado de Pedagogia do Centro de Educação, Letras e Saúde da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu. Líder do grupo de Pesquisa Sociedade, Estado, Trabalho e Educação - GPESTE e docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Publicado

01-01-2021

Como Citar

ELISALDE, R. EDUCACION POPULAR Y POLITICA PUBLICA – PAULO FREIRE EM LA SECRETARIA DE EDUCACION DE SAN PABLO, 1989-1991. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 55 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26700. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26700. Acesso em: 19 abr. 2024.