PAULO FREIRE NA ÁFRICA CONTRIBUIÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS EM CABO VERDE

Autores

  • Florenço Mendes Varela Universidade de Cabo Verde

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v23i1.26703
Agências de fomento

Palavras-chave:

Paulo Freire, Cabo Verde, educação de adultos, formação de educadores.

Resumo

No quandro da celebração do Centenário de Paulo Freire, pretendo, com este artigo, partilhar a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo como base a minha tese de Doutorado em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.

 

Biografia do Autor

Florenço Mendes Varela, Universidade de Cabo Verde

Professor reformado da Universidade de Cabo Verde, Doutor em Educação (Portugal) e Mestre em Ciência da Educação (França), foi Coordenador Nacional de Alfabetização (1982-1989), Responsável da Formação dos Educadores de Adultos (1996-2001), Deputado da Nação (2001-2004), Diretor Geral de Educação e Formação de Adultos (2004-2012), Presidente do Instituto Universitário de Educação (2012-2016). Desde 2019, é subdiretor Pedagogico da Escola de Formação Crustã da Diocese de Santiago de Cabo Verde. Atua no campo da engenharia da formação, formação docente, educação e aprendizagem ao longo da vida e desenvolvimento sustentável e e participa de seminários, conferências, estudos e avaliação de programas de educação e formação na África, Europa e América Latina. Instituto Paulo Freire – Cabo Verde

Downloads

Publicado

01-01-2021

Como Citar

VARELA, F. M. PAULO FREIRE NA ÁFRICA CONTRIBUIÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS EM CABO VERDE. Ideação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 129 –, 2021. DOI: 10.48075/ri.v23i1.26703. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/26703. Acesso em: 29 mar. 2024.