A CONCEPÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A REDE INTERNACIONAL DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Autores

  • Jair Marques de Araújo
  • Mariluce Bittar

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v10i2.4467

Palavras-chave:

Politicas Educacionais, Internacionalização, Universidades Salesianas

Resumo

Esse artigo analisa como a Rede IUS concebe a internacionalização da educação superior e quais as estratégias políticas adotadas para sua efetivação. Analisa as opções adotadas com a agenda dos organismos multilaterais e dos blocos geo-econômicos para a internacionalização da educação superior, indicando aspectos diferenciados e coincidentes entre elas e suas repercussões para as
IUS. A pesquisa foi realizada com base em fontes documentais e na
literatura da área. Conclui-se que o processo de internacionalização
pode influenciar ou não o processo de afirmação da identidade das IUS.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

ARAÚJO, J. M. de; BITTAR, M. A CONCEPÇÃO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA A REDE INTERNACIONAL DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS SALESIANAS (IUS) NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 29–46, 2000. DOI: 10.48075/ri.v10i2.4467. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4467. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos