A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES QUE TRABALHAM EM ZONA RURAL: DIFICULDADES E DESAFIOS

Autores

  • Arminda Rachel Botelho Mourão
  • Rosa Maria Conceição

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v10i2.4470

Palavras-chave:

Representação social, educação do campo, movimentos sociais.

Resumo

Discute a representação social de educação dos professores
que atuam em Zona Rural, nos Municípios de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. Os resultados apontam que o provável Núcleo Central das Representações Sociais são: dificuldade e desafio. O que evidencia as dificuldades em atuar na realidade rural, ao mesmo tempo em que se configura a superação de obstáculos como desafio. Utilizamos a técnica de associação de idéias, questionário, entrevistas e o grupo focal. A pesquisa evidenciou as dificuldades pedagógicas enfrentadas pelos professores, as quais a formação inicial não dá o suporte necessário para enfrentá-las, ao mesmo tempo em que mostra o abandono por parte dos governos da realidade rural. No entanto, todas estes problemas são compensados pelo sentimento de pertencimento que motiva os professores para uma ação pedagógica comprometida, impulsionando para o enfrentamento e resistência frente às situações desafiadoras.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

MOURÃO, A. R. B.; CONCEIÇÃO, R. M. A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE EDUCAÇÃO DE PROFESSORES QUE TRABALHAM EM ZONA RURAL: DIFICULDADES E DESAFIOS. Ideação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 73–90, 2000. DOI: 10.48075/ri.v10i2.4470. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/4470. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos