PROGRAMA ESCOLAS BILÍNGUES DE FRONTEIRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE INTERCULTURAL NO MERCOSUL

Autores

  • Marcia Aparecida Silita de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v13i2.5252
Agências de fomento
Unioeste

Palavras-chave:

Mercosul, Programa escolas bilingues de fronteira, Educação intercultural,

Resumo

No início da década de 1990 foi criado o Mercosul, um importante bloco econômico do qual participam a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai. Entre seus principais objetivos está a integração econômica entre os países membros, visando o desenvolvimento dos mesmos. Visando à construção de uma identidade regional interfronteiriça por meio do desenvolvimento de um programa para a educação intercultural, com ênfase no ensino de português e espanhol, foi criado o Programa Escolas Bilingues de Fronteira (PEBF). Este artigo faz um breve histórico do surgimento do Mercosul e sua importância para a região da Tríplice Fronteira; caracteriza essa região e apresenta o Projeto Escola Bilingue de Fronteira implantado em uma escola pública municipal de Foz do Iguaçu (Brasil) e em outra de Puerto Iguassu (Argentina).

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Publicado

16-02-2012

Como Citar

ALMEIDA, M. A. S. de. PROGRAMA ESCOLAS BILÍNGUES DE FRONTEIRA: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE INTERCULTURAL NO MERCOSUL. Ideação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 69–81, 2012. DOI: 10.48075/ri.v13i2.5252. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5252. Acesso em: 24 abr. 2024.