Civilizando os Sertões: percursos sócio-históricos da educação em saúde em povos indígenas no Brasil

Autores

  • Estevão Rafael Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v13i2.5429

Palavras-chave:

Antropologia, Educação em Saúde, Índios

Resumo

Este texto busca analisar as práticas de educação em saúde nas fronteiras da civilização brasileira de meados do século XX (os "sertões"). O que se pretende, aqui, é mostrar de que maneira a educação em saúde feita nas aldeias indígenas manifesta valores histórica e socialmente construídos, como fica evidente na gênese institucional e filosófica dos diversos atores envolvidos nessa construção. Espero tornar evidente que a educação em saúde direcionada aos povos indígenas, no país, seja uma sobreposição de distintos elementos de diversas instituições republicanas, motivadas pelo “desbravamento” dessas fronteiras imaginadas cultural e sociologicamente.

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Publicado

16-02-2012

Como Citar

FERNANDES, E. R. Civilizando os Sertões: percursos sócio-históricos da educação em saúde em povos indígenas no Brasil. Ideação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 123–152, 2012. DOI: 10.48075/ri.v13i2.5429. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5429. Acesso em: 20 abr. 2024.