EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Autores

  • Maria Alcina Gomes de Sousa Monteiro
  • Fabiane Santana Previtali

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v14i1.6064

Palavras-chave:

Política de Saúde - Educação profissional - Escola Técnica do Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este estudo tem como foco o campo da Educação profissional em Saúde no atual contexto econômico, político e social em que se apresentam projetos educativos, que sob a lógica do capital, são voltados meramente para a adaptação dos trabalhadores às necessidades capitalistas e outros que apontam para a construção de sujeitos críticos capazes de compreender os fundamentos e as contradições do processo produtivo capitalista e de questionar as formas de exploração a que são submetidos. Nesse contexto, as políticas de formação profissional dos trabalhadores de nível médio e técnico para o Sistema Único de Saúde – SUS, têm se constituído em um campo de embates entre diferentes concepções de saúde, trabalho, e educação, que dizem respeito tanto à disposição em proporcionar uma formação ampla e rica, como seguir às determinações das políticas de educação profissional que historicamente tem reforçado as relações capitalistas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-05-2012

Como Citar

GOMES DE SOUSA MONTEIRO, M. A.; PREVITALI, F. S. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS. Ideação, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 107–123, 2012. DOI: 10.48075/ri.v14i1.6064. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/6064. Acesso em: 19 abr. 2024.