CAMINHOS DA LEITURA: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTO INTERCULTURAL DE FRONTEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6491Palavras-chave:
Leitura, formação do leitor, identidade e fronteira.Resumo
Este trabalho objetiva apresentar os resultados finais de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfica intitulada A formação do leitor em cenário escolar intercultural de fronteira, realizada com o intuito de analisar um contexto de ensino de língua portuguesa, buscando interpretar as ações realizadas pelos agentes sociais ali envolvidos, verificando como se dá a formação do leitor em um cenário multilíngue e multicultural. Para gerar os registros, realizei gravações em áudio e vídeo das aulas assistidas e desenvolvi diários de campo. Tais registros foram analisados à luz dos pressupostos teóricos de Kleiman (1993 e 2004), Silva (2009), Grosjean (1994) entre outros, que me ajudaram a perceber como os participantes estão envolvidos na construção de sua realidade social através da linguagem. Com esta pesquisa, espero contribuir com futuras reflexões sobre o ensino de língua portuguesa em contextos onde o multilinguismo e o multiculturalismo são fatores que não podem ser ignorados.
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