CAMINHOS DA LEITURA: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTO INTERCULTURAL DE FRONTEIRA.

Autores

  • Adriane Elisa Glasser

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6491

Palavras-chave:

Leitura, formação do leitor, identidade e fronteira.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os resultados finais de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfica intitulada A formação do leitor em cenário escolar intercultural de fronteira, realizada com o intuito de analisar um contexto de ensino de língua portuguesa, buscando interpretar as ações realizadas pelos agentes sociais ali envolvidos, verificando como se dá a formação do leitor em um cenário multilíngue e multicultural. Para gerar os registros, realizei gravações em áudio e vídeo das aulas assistidas e desenvolvi diários de campo. Tais registros foram analisados à luz dos pressupostos teóricos de Kleiman (1993 e 2004), Silva (2009), Grosjean (1994) entre outros, que me ajudaram a perceber como os participantes estão envolvidos na construção de sua realidade social através da linguagem. Com esta pesquisa, espero contribuir com futuras reflexões sobre o ensino de língua portuguesa em contextos onde o multilinguismo e o multiculturalismo são fatores que não podem ser ignorados.

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

GLASSER, A. E. CAMINHOS DA LEITURA: UM ESTUDO DA FORMAÇÃO DE LEITORES EM CONTEXTO INTERCULTURAL DE FRONTEIRA. Ideação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 123–138, 2013. DOI: 10.48075/ri.v14i2.6491. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/6491. Acesso em: 20 abr. 2024.