A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ANÚNCIO DA PROPAGANDA: RELAÇÃO DE ALTERIDADE ENTRE AS PALAVRAS NO DISCURSO

Autores

  • Kelli da Rosa Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v14i2.6917
Agências de fomento
CNPq

Palavras-chave:

Linguística, Semântica, Humanidades

Resumo

Este trabalho pretende discutir a respeito da relação de alteridade entre as palavras mobilizadas em uma propaganda contra o fumo em locais fechados. Para analisar o enunciado da propagada utilizaremos conceitos da Teoria da Argumentação na Língua desenvolvida por Carel e Ducrot, atentando, sobretudo, para conceitos desenvolvidos pela Teoria dos Blocos Semânticos. O anúncio que divulga uma campanha contra o fumo em locais fechados, foi retirado dos murais da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no ano de 2011. Por meio da reflexão teórica pautada na Semântica Argumentativa, observaremos o funcionamento da língua no discurso da propaganda, analisando como as palavras mobilizadas nesse discurso produzem sentido ao alocutário. Assim, discutiremos sobre a relação de alteridade em dois níveis: o primeiro nível é a relação eu – tu, ou seja, uma relação entre locutor (produtor de enunciados) e alocutário (a quem se dirigem os enunciados); o segundo nível é a relação de alteridade entre as palavras que combinadas umas às outras mantêm entre si uma relação de interdependência de sentidos.

 

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Publicado

13-03-2013

Como Citar

RIBEIRO, K. da R. A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO ANÚNCIO DA PROPAGANDA: RELAÇÃO DE ALTERIDADE ENTRE AS PALAVRAS NO DISCURSO. Ideação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 66–79, 2013. DOI: 10.48075/ri.v14i2.6917. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/6917. Acesso em: 20 abr. 2024.