A epistemologia da educação

Autores

  • Lílian Anna Wachowicz

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v7i7.825

Resumo

A história mostra a desvinculação do da ciência e cursos de formação de professores. Parece-nos claro que a Educação é um projeto social, não a Pedagogia. O componente de mediação é importante nesse argumento: o projeto tem um sujeito que, no caso da ciência, é um sujeito científico, a comunidade acadêmica que cuida desse projeto. Nessa mediação, do objeto de estudos pelo sujeito científico, fazem-se recortes que representam interpretações e concepções que o sujeito adota, segundo a correlação de forças incluídas na dinâmica do projeto. Em permanente disputa, o conteúdo científico dos cursos de formação de professores oscilam entre interesses sociais que visam subtraí-los de tais esferas; e as posições, da qual advoga-se aqui que pela relevância social e alcance político, um projeto social de ser perpassada pela ciência, na qual o ser humano é o centro.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

WACHOWICZ, L. A. A epistemologia da educação. Ideação, [S. l.], v. 7, n. 7, p. p. 39–55, 2000. DOI: 10.48075/ri.v7i7.825. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/825. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos