REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINOAMERICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Conceição Paludo
  • Rita de Cássia Fraga Machado

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.8525
Agências de fomento
Observatório da Educação do Campo, núcleo RS, apoiado pela CAPES/INEP.

Palavras-chave:

Educação dos trabalhadores, Movimento Social, MST, América Latina.

Resumo

Este texto busca refletir, a partir do desenvolvimento do continente latino-americano e das experiências de luta e resistência, sobre os movimentos sociais, a educação escolar e a educação dos trabalhadores. A partir da experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, também aborda alguns aspectos fundamentais da educação escolar que atende, na atualidade, os interesses dos trabalhadores e a perspectiva da emancipação humana. Para tanto se apoia em autores como Galeano (2011); Saviani (1996; 2000); Manacorda (1996); Freitas (2004); e Fernandes (2009). Conclui-se que conhecer a educação na América Latina, tanto em perspectiva hegemônica como de contrahegemonia/contrainternalização, requer o estabelecimento de relações
entre projeto de sociedade, modelo de desenvolvimento, modelo de educação e projeto de escola, reconhecendo que os Movimentos Sociais dos trabalhadores historicamente desempenharam papel importante nos processos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PALUDO, C.; MACHADO, R. de C. F. REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINOAMERICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Ideação, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 63–81, 2000. DOI: 10.48075/ri.v15i1.8525. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/8525. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos