REFLEXÕES SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS LATINOAMERICANOS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v15i1.8525Palavras-chave:
Educação dos trabalhadores, Movimento Social, MST, América Latina.Resumo
Este texto busca refletir, a partir do desenvolvimento do continente latino-americano e das experiências de luta e resistência, sobre os movimentos sociais, a educação escolar e a educação dos trabalhadores. A partir da experiência do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, também aborda alguns aspectos fundamentais da educação escolar que atende, na atualidade, os interesses dos trabalhadores e a perspectiva da emancipação humana. Para tanto se apoia em autores como Galeano (2011); Saviani (1996; 2000); Manacorda (1996); Freitas (2004); e Fernandes (2009). Conclui-se que conhecer a educação na América Latina, tanto em perspectiva hegemônica como de contrahegemonia/contrainternalização, requer o estabelecimento de relaçõesentre projeto de sociedade, modelo de desenvolvimento, modelo de educação e projeto de escola, reconhecendo que os Movimentos Sociais dos trabalhadores historicamente desempenharam papel importante nos processos.
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