EDUCAÇÃO SEXUAL ENTRE PARES POR MEIO DO MODELO “ADOLESCENTES MULTIPLICADORES”: ESTUDOS BRASILEIROS

Autores

  • Milena Calgaro
  • Cynthia Borges de Moura
  • Samantha Larissa Torres
  • Samuel Andrade de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v16i1.9607

Palavras-chave:

Educação sexual, capacitação, adolescente

Resumo

A educação sexual entre pares consiste em uma metodologia utilizada em todo o mundo para pautar os direitos sexuais e reprodutivos entre adolescentes e jovens. Objetivo: Devido à relevância da metodologia, este estudo revisou a literatura sobre programas brasileiros de educação sexual que utilizaram o modelo de educação sexual entre pares denominado "Multiplicador Adolescente" publicado pelo Ministério da Saúde em 2000. Metodologia: Realizada pesquisa bibliográfica com as palavras-chave: multiplicador adolescente, multiplicador e multiplicador sexual nas seguintes bases de dados: Portal de Pesquisa da CAPES, Lilacs, Scielo, BVS-Saúde, BVS-Psi e Google Acadêmico, de 2000 a 2013. Resultados: Foram encontrados quatro artigos que descreviam e/ou avaliavam experiências de educação sexual a partir do modelo "Multiplicador Adolescente". Observou-se nos artigos, que cada contexto adaptou estratégias propostas pelo Manual do Multiplicador Adolescente e, portanto não houve padronização nas ações desenvolvidas, nem consistência na avaliação realizada. Conclusão: Desde sua publicação, o número de estudos a partir do manual não foi expressivo. Talvez isso não signifique baixa implementação da estratégia no contexto educacional brasileiro, uma vez que o manual aponta diretrizes para a prática, e não para a pesquisa. A sistematização do modelo permitiria avaliar os efeitos de seus componentes e produziria conhecimento relevante na área.

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Publicado

21-07-2014

Como Citar

CALGARO, M.; DE MOURA, C. B.; TORRES, S. L.; DE OLIVEIRA, S. A. EDUCAÇÃO SEXUAL ENTRE PARES POR MEIO DO MODELO “ADOLESCENTES MULTIPLICADORES”: ESTUDOS BRASILEIROS. Ideação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 172–187, 2014. DOI: 10.48075/ri.v16i1.9607. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/9607. Acesso em: 28 mar. 2024.