RURAL SANITATION: INTEREST OF THE PUBLIC MANAGER OR THE COMMUNITY? /SANEAMENTO RURAL: INTERESSE DO GESTOR PÚBLICO OU DA COMUNIDADE?

Autores

  • Neander Kloss UNIOESTE
  • Silvana da Silva
  • Irene Carniatto
  • Armin Feiden

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i1.26008
Agências de fomento

Resumo

A importância da água e o direito de acesso estão explícitos na legislação vigente, que é avançada e abrangente. Um dos princípios fundamentais dessas leis, a universalização do atendimento, encontra barreiras na falta de recursos, nas dificuldades de gestão e em questões sociológicas, problemas que se acentuam nas áreas rurais do país. Os resultados de monitoramentos realizados em sistemas rurais de abastecimento de água potável do município de Marechal Cândido Rondon no oeste do Paraná mostraram a preocupação com a qualidade da água de abastecimento público. Os problemas operacionais e principalmente gerenciais são desafios ao atendimento. Para enfrentá-los é necessária a cooperação entre as comunidades e as instituições responsáveis pelo setor, além da definição de políticas públicas de apoio à gestão.

Downloads

Publicado

01-06-2020

Como Citar

KLOSS, N.; SILVA, S. da; CARNIATTO, I.; FEIDEN, A. RURAL SANITATION: INTEREST OF THE PUBLIC MANAGER OR THE COMMUNITY? /SANEAMENTO RURAL: INTERESSE DO GESTOR PÚBLICO OU DA COMUNIDADE?. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i1.26008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26008. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos