PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DE CADEIA DE SUPRIMENTO HUMANITÁRIA PARA A CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU – FASE DE PREPARAÇÃO / PROPOSITION OF A BASIC CONCEPTUAL STRUCTURE OF HUMANITARIAN SUPPLY CHAIN TO THE CITY OF FOZ DO IGUAÇU - PREPARATION PHASE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v3i1.26515
Agências de fomento

Palavras-chave:

cadeia de suprimento humanitária. estrutura da cadeia. ajuda humanitária. catástrofes. desastres.

Resumo

Temos visto com mais frequência os meios de comunicação noticiarem situações envolvendo desastres, seja provocado pela natureza ou pela ação do homem. Neste cenário, a cadeia de suprimento humanitária vem ganhando papel de destaque, uma vez que proporciona aos atingidos um alívio ao sofrimento causado por um desastre. Esta condição ficou evidenciada no município de Foz do Iguaçu em 2015, quando a população foi atingida por uma forte chuva de granizo que causou danos sociais e estruturais. Desde o ocorrido, inexiste uma cadeia de suprimento humanitária que atenda as necessidades frente a um estado de calamidade. Sendo assim, esta pesquisa objetivou-se propor a fase de preparação de uma cadeia de suprimento humanitária para o município e, neste contexto, a pesquisa foi conduzida sob a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, caracterizada como um estudo descritivo e propositivo. Os procedimentos adotados foram a pesquisa documental e bibliográfica, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas não estruturadas e questionário. Na literatura pesquisada foram encontrados dois modelos centrais apresentados por Kovacs e Spens (2007) e Balcik et al (2010), que somados aos elementos encontrados na coleta de dados, resultaram no modelo apresentado neste trabalho.

Biografia do Autor

Jose Gonçalves Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Autor do artigo Análise da Prática de Controladoria adotada em empresas do segmento de Energia, Cooperativa e Telecomunicações: um estudo segundo a ótica da Estrutura Conceitual Básica de Controladoria (ECBC) Proposta Por Borinelli (2006), publicado no 6° Congresso Brasileiro de Sistemas em Outubro de 2009. Desempenhou a função de gerente da Divisão de Segurança Externa à UHI - Usina Hidrelétrica de ITAPU -, gerente do Departamento de Operações de Segurança na mesma entidade Binacional. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional (PPGTGS) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE com o tema: Proposição de uma estrutura conceitual básica de cadeia de suprimento humanitárias para a cidade de Foz do Iguaçu.

Manoela Silveira Dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta do Departamento de Administração da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu em Administração, Professora do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Doutora em Administração pelo PPGA/UFRGS (2013), Mestre em Administração pelo PPGA/UFRGS (2009) e graduação em Administração pela UEM (2005). Tem experiência na área de Administração e Agronegócio atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Cadeia de Suprimento, Sustentabilidade, Gestão da Produção, Estratégia e Teoria Institucional.

Referências

BALCIK, B.; BEAMON, M. B.; KREJCI, C.C.; MURAMATSU, K.M. e RAMIREZ, M. Coordination in humanitarian relief chains: Practices, challenges and opportunities, Int. J. Production Economics, 2010. p. 22- 34.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70. 2011.

COMDEC, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Relatório de Atendimento à Situação de Emergência Região Sul da Cidade, FOZ DO IGUAÇU, 18 de maio de 2016. Relatório.

CRED Natural Disasters – Na opportunity to prepare, Relatório técnico, EM - DAT - Centro de Pesquisa em Epidemiologia de Desastres, Bélgica, 2018.

FIDE - Formulário de Informações de Desastres nº 351. SINPDEC. Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. –, Defesa Civil de Foz do Iguaçu-PR. Brasil, 2015.

IBGE, Pesquisa de Informações Básicas Municipal – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil, 2018. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/10586-pesquisa-de-informacoes-basicas-municipais.html?=&t=o-que-e>. Acesso em: 23 set. 2019.

KOVACS, G. e SPENS K. M. Humanitarian logistics in disaster relief operations. Swedish School of Economics and Business Administration (Hanken). Helsinki, Finland, 2007. p. 99–114.

NAPPI, M. M. L. e SOUZA, J. C. Desastres Naturais: Seleção e Localização Espacial de Abrigos para Flagelados. XXXI Congresso Nacional de Pesquisa em Transporte, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. UFSC, 2017.

THIOLLENT, M. Metodologia de Pesquisa-ação. 17. ed. pp. 132. São Paulo: Saraiva, 2009.

UNISDR. O desastre sob o enfoque de novas lentes: para cada efeito uma causa. São Paulo: Care Brasil, 2012.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Departamento de Ciências da Administração. UFSC. Florianópolis – Santa Catarina, 2009.

Downloads

Publicado

10-03-2021

Como Citar

JUNIOR, J. G.; DOS SANTOS, M. S. PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DE CADEIA DE SUPRIMENTO HUMANITÁRIA PARA A CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU – FASE DE PREPARAÇÃO / PROPOSITION OF A BASIC CONCEPTUAL STRUCTURE OF HUMANITARIAN SUPPLY CHAIN TO THE CITY OF FOZ DO IGUAÇU - PREPARATION PHASE. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 3, n. 1, 2021. DOI: 10.48075/ijerrs.v3i1.26515. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26515. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos