PUBLICAÇÃO DOS PRÓXIMOS NÚMEROS

11-01-2012

 

A Revista LÍNGUAS & LETRAS tem como proposta divulgar semestralmente trabalhos em forma de artigos ou resenhas resultantes de pesquisas no campo aplicado ou teórico. Propõe-se a atender às especificidades das áreas de Letras e Educação, tendo em vista as questões de Estudos Linguísticos, Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Literaturas Estrangeiras e Artes, Ensino/ Aprendizagem de Línguas, Aquisição de 1ª e 2ª Línguas, Bilinguismo/Línguas em Contato, Letramento, Questões de Leitura e Escrita, Escolarização nos vários níveis. Enfim, a revista abre espaço para as diversas áreas cobertas pelo escopo de Letras, Educação e áreas afins.

O projeto é uma publicação do Curso de Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, vinculado ao Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE - Campus de Cascavel, e organiza-se a partir de três sessões: a) Dossiê Temático definido em cada semestre e divulgado via edital de chamadas para publicações; b) Estudos da Linguagem; c) Estudos Literários. O projeto acolhe artigos originais e inéditos, resenhas críticas e entrevistas de interesse da comunidade científica e, de forma alternada, o dossiê enfoca ora os Estudos Literários, ora os Estudos Linguísticos.

Aceitam-se contribuições em português, inglês, espanhol, italiano e alemão, as quais serão submetidas à apreciação das Comissões Executiva e Editorial e do Conselho Consultivo. O simples envio dos trabalhos não garante sua publicação.

As normas para publicação encontram-se no item "Sobre", no menu superior.

Os textos deverão ser submetidos por meio deste portal de revistas eletrônicas. 

____________________________________________________________

PRAZOS PARA ENVIO DAS PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO: 

 

VOLUME 15, NÚMERO 28 – PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013.

 15 de Maio de 2014

 Dossiê temático:

“Linguagem, sociedade e formação de professores: manifestações na diversidade.”

________________________________________________________

 

VOLUME 15, NÚMERO 29 – SEGUNDO SEMESTRE DE 2013.

 01 de Outubro de 2014

 Dossiê temático:

“Literatura e resistência em contextos fronteiriços”

A literatura enquanto uma espécie de arqueologia dinâmica vincula-se à história e não é possível entendê-la desvinculada do contexto integral de toda a cultura de uma determinada época. As vinculações da literatura aos campos sociais, culturais, centram-se nos espaços de reflexões das mais diversas abordagens e, por ser social e marcar as heterogeneidades dos entes e seres, as relações de fronteiras se fazem presentes e instauram rupturas e direcionam as mais diversas abordagens com vistas a uma construção literária de resistência. O significado da produção literária, a reação do material escrito em uma dada época, a intemporalidade da obra de arte se imbricam e tomam formas a partir de uma tomada de consciência por parte do escritor, fundamentada na questão estética tendo como eixo norteador da relação do eu com o mundo circundante, bem como nas vozes das minorias, nas diferenças, nas subjetivações, na descentralização dos espaços geo-sociais, das discussões do local e global, bem como no que diz respeito às auto-referencialidades circunscritas aos espaços, territórios, fronteiras, nas múltiplas abordagens da literatura. Nessa perspectiva, a história está interligada à vida e ao fazer poético, uma vez que a produção literária se insere nas esferas da história literária. Nesse sentido, a presente chamada da revista Línguas & Letras visa a reflexão da literatura e resistência em contextos fronteiriços.

 

Editores: Antonio Donizeti da Cruz e Lourdes Kaminski Alves.