BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA

Autores

  • Fabricio Paiva Mota
  • Eliabe dos Santos Procópio
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, ensino de língua espanhola, blogs educacionais

Resumo

O uso das novas tecnologias em sala de aula, incluindo na aprendizagem de língua estrangeira está se tornando cada vez mais frequente. As pesquisas já mostram investigações com o uso de emails, chats, blogs, hipertextos, facebook na sala de aula de língua estrangeira especialmente para desenvolver a habilidade de escrita dos alunos. No entanto, há ainda carência de estudos a cerca dos blogs educacionais em língua estrangeira como um gênero digital. Este trabalho tem por objetivo caracterizar o blog educacional como gênero na perspectiva bakhtiniana. Para alcançar esses objetivos, a metodologia usada se caracteriza como exploratória-descritiva e de base qualiquantitativa, cujos dados coletados consistem da análise de sete blogs educacionais. Na análise dos dados foram utilizados os pressupostos teóricos sobre gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. Os principais resultados apontam que os blogs analisados, enquanto gêneros digitais, possuem conteúdo temático, composição e estilo que lhes são característicos. Na conclusão deste trabalho sugestões para futuras pesquisas com o uso de blogs em sala de aula de língua estrangeira são apresentadas.

Downloads

Publicado

09-02-2015

Como Citar

MOTA, F. P.; PROCÓPIO, E. dos S. BLOGS EDUCACIONAIS DE LÍNGUA ESPANHOLA: ANÁLISE DE GÊNERO SOB A PERSPECTIVA BAKHTINIANA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10354. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS