UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DO CONTEÚDO E ESTRUTURA DA ATIVIDADE DE ENSINO

Autores

  • Lucas Vieira Lemos
  • Ademir Damazio
Agências de fomento

Palavras-chave:

Professor, Atividade de Ensino, Prática Pedagógica

Resumo

RESUMO: Esse texto expõe uma análise da atividade de ensino com base na categoria da atividade humana. Refere-se a uma investigação teórica que focaliza os nexos essenciais geradores da objetivação da prática pedagógica tanto no aspecto material quanto no ideal. Pressupõe-se que essa prática, na unidade dialética entre os referidos aspectos, se constitui nas relações materiais de vida social, se estrutura e se institucionaliza como modelo universal de educação escolar (forma ideal) e se torna o principal determinante da atuação do professor. Metodologicamente, esse estudo analisa a prática pedagógica na totalidade de suas relações. Assim, as ações e operações de ensino, bem como, os motivos e finalidades que movem e orientam essa atividade, são determinados pelas condições objetivas vigentes da escola e os efeitos gerados pela posição do professor nessas relações como sujeito ativo. A preocupação norteadora dessa investigação centra-se na caracterização da atividade de ensino na atuação docente: em sua concretização. Ao investigar as evidências dessas ligações faz-se necessário a reflexão sobre os elos correlativos entre os elementos estruturais da atividade de ensino e a prática singular dos professores sob as determinações derivadas da primeira. Dessa reflexão, surge a necessidade de investigar o processo de apropriação da atividade pelo professor. Desse modo, conclui-se que o professor não se apropria apenas do conhecimento específico das disciplinas que leciona e dos meios de ensino que tem acesso em sua prática pedagógica, mas também dos elementos que estruturam a sua atividade. Isso evidencia a importância de investigações que se preocupem com: a significação da finalidade do ensino para o professor; as necessidades que o movem em sua atuação; o sentido de sua atividade; entre outras. Para além das respostas dos professores é necessário analisar qual o conteúdo e a origem dessas apropriações.

PALAVRAS-CHAVE: Professor; Atividade de Ensino; Prática Pedagógica.

 

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Publicado

10-02-2015

Como Citar

LEMOS, L. V.; DAMAZIO, A. UMA ANÁLISE SÓCIO-HISTÓRICA DO CONTEÚDO E ESTRUTURA DA ATIVIDADE DE ENSINO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10375. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS