A PRODUÇÃO DE DIFERENTES SENTIDOS PARA A TATUAGEM DENOMINADA ÍNDIA

Autores

  • Naiara Souza da Silva
  • Ercília Ana Cazarin
Agências de fomento
Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Tatuagem, Interpretação, Efeitos de Sentido.

Resumo

A presente proposta visa refletir, no âmbito da Análise de Discurso (AD) de tradição pecheuxtiana, sobre diferentes leituras da tatuagem “índia”. Mais precisamente, tratamos de duas leituras dessemelhantes: a primeira delas foi apresentada pela “Cartilha de Orientação Policial – Tatuagens: Desvendando Segredos” (2011), produzida pela Polícia Militar do Estado da Bahia que traz aos seus leitores sentidos a algumas tatuagens; e a segunda, é a que fazemos, a partir de uma entrevista oral semi-estruturada realizada com um sujeito que possui a tatuagem “índia” materializada no seu corpo, e que desconhece a Cartilha. Esclarecemos, de antemão, que concebemos a tatuagem como um texto portador de discursividade. Feito esse registro, salientamos que neste trabalho compreendemos que se tratam de duas instâncias distintas, produzindo e mobilizando sentidos que são afetados por imaginários também distintos. Assim sendo, nosso objetivo é contrapor o sentido pré-determinado pela referida Cartilha com aquele que nos foi possível produzir a partir da análise da entrevista do sujeito tatuado sobre a sua tattoo. A partir de leituras e de outros trabalhos por nós realizados, entendemos que a tatuagem significa e que os sentidos não estão unicamente no desenho, mas aquém e além dele. Nessa perspectiva, atentamos para o fato de que como as palavras não são dotadas de um sentido a priori, tal como propõe o legado pecheuxtiano, com as tattoos o processo de produção de sentido também não nos permite pré-determinar sentidos de forma autoritária. Na leitura/interpretação de uma tatuagem,  múltiplas leituras podem ser produzidas, dependendo dos efeitos de memória que nelas sejam mobilizados. Novas interpretações podem ser projetadas e esse trabalho discursivo de atribuição de sentidos é que pode, inclusive, influenciar a sociedade leitora em (pré)conceitos sobre o sujeito tatuado e/ou com a tatuagem que ele carrega no seu corpo.

Downloads

Publicado

16-12-2015

Como Citar

DA SILVA, N. S.; CAZARIN, E. A. A PRODUÇÃO DE DIFERENTES SENTIDOS PARA A TATUAGEM DENOMINADA ÍNDIA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11967. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS