HOMOFOBIA E A PRÁTICA OPRESSORA NATURALIZADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

Autores

  • Márcio Evaristo Beltrão
  • Solange Maria de Barros
Agências de fomento

Palavras-chave:

Homofobia, Análise Crítica do Discurso, Interdiscursividade

Resumo

Este trabalho busca analisar os enunciados de um professor da educação básica da cidade de Cocalinho-MT sobre a homossexualidade. Busco identificar possíveis traços ideológicos por meio do arcabouço teórico da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2003a), com apoio da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). As categorias analíticas utilizadas são significado representacional, interdiscursividade e a metafunção ideacional.  Para a conceituação de questões relacionadas a Gênero, sexualidade e homofobia, são utilizados os estudos de Rios (2009), Louro (2000, 2010) e Borrillo (2009). Os resultados apontam a presença de discursos que contribuem para o fortalecimento da homofobia como prática opressora naturalizada, como o discurso de silenciamento das diversidades, do heteronormativo e do discurso de família nuclear. Alvitro uma reflexão, no sentido de desconstruir esses discursos para que nós educadores possamos usufruir de deveres e direitos sem se esconder em um perfil heteronormativo por medo de sofrermos com o preconceito físico e psicológico. 

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Publicado

16-12-2015

Como Citar

BELTRÃO, M. E.; BARROS, S. M. de. HOMOFOBIA E A PRÁTICA OPRESSORA NATURALIZADA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11989. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS