VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Fiama Aparecida Vanz
  • Marlete Sandra Diedrich
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sociolinguística Educacional, Variação Linguística, Proposta de Intervenção.

Resumo

Este estudo discute aspectos relacionados à variação linguística sob a perspectiva da Sociolinguística Educacional. Tem como objetivo principal compreender a relação entre princípios advindos da Sociolinguística e o ensino de Língua Materna, bem como refletir sobre o processo de ensino/aprendizagem, aprofundando a discussão de questões relacionadas à variação linguística no âmbito escolar, buscando aperfeiçoar as metodologias de ensino. Este estudo faz uso de uma abordagem metodológica de cunho qualitativo e bibliográfico, uma vez que pretende desenvolver conhecimento teórico sobre a Sociolinguística Educacional articulando esses princípios com elementos práticos do ensino de língua. Para tanto, busca-se construir uma proposta de intervenção pedagógica, a fim de incentivar os professores a desenvolver suas práticas pedagógicas pautando-se na língua em uso, nas situações comunicativas, a fim de aperfeiçoar a competência comunicativa dos alunos. Trata-se de uma proposta ainda não aplicada que deve ser adaptada conforme o contexto extralinguístico no qual a comunidade escolar está inserida, para então tornar-se de fato uma intervenção. Por ora, objetiva fazer pensar acerca da sua viabilidade.

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Publicado

02-09-2016

Como Citar

VANZ, F. A.; DIEDRICH, M. S. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA PERSPECTIVA DA SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12714. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS LINGUÍSTICOS: VARIAÇÃO, DIVERSIDADE E ENSINO