"Pirlimpsiquice": Um Extraordinário Faz-De-Conta

Autores

  • Marli Cristina Tasca Marangoni Secretaria Municipal de Bento Gonçalves
  • Flávia Brocchetto Ramos Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Fantástico, Duplicidade, Intertextualidade.

Resumo

O presente artigo problematiza por meio da análise a intervenção do fantástico no conto “Pirlimpsiquice”, que integra a obra Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa. Ao centralizar o episódio extraordinário da realização de uma peça teatral por um grupo de meninos de um Colégio de padres, a narrativa tematiza a palavra infantil como elemento transformador da realidade. A partir de proposições de Chaves (1978), Rosset (1998), Mello (2000), Jenny (1979) e Nitrini (2000), a discussão aborda o estabelecimento do duplo e a intertertextualidade no universo narrado, como recursos para a concretização do fantástico. A investigação indica que, no conto em análise, o faz-de-conta infantil funde-se ao faz-de-conta teatral e a representação assume o lugar do representado, estabelecendo uma tensão entre o imaginado e o real. Por sua condição imprevisível e inacabada, a nova realidade instaurada pela palavra infantil coincide com o viver verdadeiro, revelando o “transviver” protagonizado pelas personagens.

Biografia do Autor

Marli Cristina Tasca Marangoni, Secretaria Municipal de Bento Gonçalves

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS, 2015), docente e assessora pedagógica do Ensino Fundamental (SMED-BG).

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Letras pela PUCRS e pós-doutora pela FaE/UFMG. Líder do grupo de pesquisa Educação e linguagem, UCS/CNPq.

Downloads

Publicado

11-04-2019

Como Citar

MARANGONI, M. C. T.; RAMOS, F. B. "Pirlimpsiquice": Um Extraordinário Faz-De-Conta. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 45, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180039, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17625. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: CONTINGÊNCIAS SOCIAIS E CULTURA POPULAR NA OBRA DE JOÃO GUIMARÃES ROSA