A Infância e o Brincar: a Descoberta de Muitos Segredos

Autores

  • Alzira Fabiana de Christo UNICENTRO
Agências de fomento
CAPES, Bolsa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior.

Palavras-chave:

Infância, Experiência e Literatura Contemporânea.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como o escritor Miguel Sanches Neto representa a infância e o brincar em seus contos. Em sua obra, o escritor aqui estudado enfatiza uma série de acontecimentos que envolvem a infância e destaca o quanto ele é fundamental para os desdobramentos futuros, assim, nossa reflexão, nesse texto, parte das brincadeiras e brinquedos resgatados pelo escritor a fim de pensarmos sobre a vida da criança na atualidade. A fundamentação teórica parte das obras de W. Benjamin, principalmente Infância em Berlim por volta de 1900 (2011) e Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação (2002), Giorgio Agamben, com Infância e história: a destruição da experiência (2005) e Anilde Silva, com “A infância e o brincar na era tecnológica: a escola em questão” (2012). A partir desses teóricos e por meio dos textos aqui analisados, vislumbra-se que a literatura de Miguel Sanches Neto questiona o tempo atual, em que o esfacelamento da experiência do brincar é marcante. Dentre outras questões, o escritor traz para as páginas de seus livros esse outro jeito de ser da criança e da infância: alguém que não é ingênuo e incompetente, mas inventivo, inquieto e transgressor, capaz de criar um mundo inserido no grande.

Biografia do Autor

Alzira Fabiana de Christo, UNICENTRO

Doutora em Estudos Literários. Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002.

______. Rua de mão única. Trad. Rubens R. T. Filho e José C. M. Barbosa. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011. (Obras escolhidas v. II)

NETO, Miguel Sanches. Então você quer ser escritor? Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2011.

______. Hóspede secreto. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2003.

SILVA, Anilde Tombolato Tavares da. Infância, experiência e trabalho docente. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Marília, 2007.

SILVA, Anilde Tombolato Tavares da. “A infância e o brincar na era tecnológica: a escola em questão”. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino/UNICAMP - Campinas – 2012. Disponível em: http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/acervo/docs/2028c.pdf, acessado em 07/11/2017.

TONUCCI, Francesco. A solidão da criança. Trad. Maria de Lourdes Tambaschia Menon. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

DE CHRISTO, A. F. A Infância e o Brincar: a Descoberta de Muitos Segredos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 47, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/18156. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES