Entre a Oficialização e a Desoficialização do Ensino de Espanhol no Brasil: Apontamentos e Implicações da Experiência Amapaense

Autores

Agências de fomento
Programa de Bolsa PROSUP e PROSUC da Capes.

Palavras-chave:

Ensino do espanhol, políticas de ensino de línguas, formação de professores.

Resumo

Historicamente, o espanhol sempre esteve à margem das políticas de ensino de línguas no Brasil. Entretanto, nos últimos quatorze anos, vivenciamos dois processos que mudaram os rumos do ensino de línguas, a oficialização e a desoficialização do ensino do espanhol na educação básica. Dessa forma, nosso objetivo é discutir a(s) política(s) linguística(s) que levaram à oficialização e desoficialização do ensino do espanhol, bem como compreender, a exemplo do Amapá, como se deu a implementação do ensino desta língua nas escolas da rede pública. Para tanto, valemo-nos de discussões teóricas de autores como Paraquett (2014, 2009), Rajagopalan (2016, 2014) e Lagares (2013). Assim, a partir dos dados que dispomos, é possível observar que a a falta de clareza da regulamentação estadual refletiu em uma dúbia interpretação pelas escolas da rede pública, o que possibilitou que o ensino do espanhol fosse utilizado inclusive para preenchimento de lacunas de horários. Além disso, cumprimento das políticas linguísticas está acima da preocupação com o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a formação de professores também deveria fazer parte planejamento linguístico.

Biografia do Autor

Lílian Latties, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutoranda em Língua e Cultura pela UFBA e mestra em Linguística Aplicada pela Unisinos. É professora assistente na UEAP.

Dorotea Frank Kersch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Filologia Românica - Christian Albrechts Universität zu Kiel (2006). Atua na graduação em Letras e no programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

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Publicado

21-05-2019

Como Citar

LATTIES, L.; KERSCH, D. F. Entre a Oficialização e a Desoficialização do Ensino de Espanhol no Brasil: Apontamentos e Implicações da Experiência Amapaense. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21690. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA