DIFERENÇA E MEMÓRIA EM PUENTES/PONTES, UMA ANTOLOGIA TRANSNACIONAL

Autores

  • Isabel JASINSKI

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i19.2419

Palavras-chave:

antologia, poesia argentina, poesia brasileira, passagem, imagens poéticas, memória.

Resumo

Este artigo pretende comentar sobre a antologia de poesia argentina e brasileira publicada em 2003, intitulada Puentes/Pontes. Primeiramente, abordará os conceitos que colaboraram para a configuração da antologia, como leitura e leitor, soberania dos organizadores e do mercado editorial, e o significado simbólico de “ponte”. Em seguida, ocupar-se-á das diferentes concepções estéticas, literárias e históricas, buscando avaliar como elas dispõem a perspectiva analítica escolhida pelos antologistas. Neste sentido, apóia-se em outros textos dos próprios organizadores, que oferecem visões esclarecedoras a respeito dos fundamentos teóricos que baseiam, ou ainda precedem, as leituras elaboradas por eles. A esse respeito, a análise sugere que Monteleone, da margem argentina, aproxima-se de uma concepção tardo-modernista de interpretação do panorama literário, enquanto Hollanda, do lado brasileiro, vincula-se a uma visão modernista enraizada em preceitos historicistas e nacionalistas

 

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

JASINSKI, I. DIFERENÇA E MEMÓRIA EM PUENTES/PONTES, UMA ANTOLOGIA TRANSNACIONAL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 10, n. 19, p. p. 57–70, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v10i19.2419. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2419. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, Tradição e Renovação - Espaços para a Expressão Latinoamericana