Valoração e Discurso de Outrem: Uma Análise de Enunciados de Alunos de Letras EaD sobre Disciplinas de Linguística
Palavras-chave:
Estudos dialógicos da linguagem, Disciplinas de Linguística, Educação a DistânciaResumo
Este artigo apresenta um empreendimento teórico-analítico, que teve por objetivo analisar os enunciados de alunos do curso de Letras, na modalidade EaD, de uma universidade pública paranaense, em que avaliaram as disciplinas de Linguística cursadas. Os enunciados, corpus da análise, foram expressos em um questionário aplicado pelo Núcleo de Educação a Distância da universidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se metodologicamente como um estudo de caso. Circunscreve-se nos contornos das Ciências Humanas e da Linguística Aplicada sócio-histórica de base dialógica, tendo como principal alicerce teórico os escritos do Círculo de Bakhtin (1976 [1926], 1993 [1919-1921], 1998 [1975], 2003 [1920-1930, 1952-1953,1959-1961], 2006 [1929], 2008 [1929], 2015 [1930-1936]). Em resposta aos movimentos de análise dos dados, foram postos na centralidade os conceitos de valoração/avaliação e discurso de outrem. Como resultados, apresentaram-se duas regularidades, uma avaliação positiva dos alunos, considerando a importância das disciplinas de Linguística para as suas formações; e uma negativa, em vista da percepção da complexidade de seus conteúdos.
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R. Entrevista Especial II. [9 de dezembro de 2017]. Maringá: O Consoante. Disponível em: http://oconsoante.com.br/2017/12/09/entrevista-especial-ii/. Acesso em: 05 fev. 2020.
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas Ciências Humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1920-1930, 1952-1953, 1959-1961].
____. Para uma filosofia do ato. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de V. Liapunov a partir do original do russo, 1993 [1919-1921].
____. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008 [1929].
____. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP; Hucitec, 1998 [1975].
______. Teoria do romance I: a estilística. Editora 34: São Paulo, 2015 [1930-1936].
BAKHTIN, M. M./VOLOCHÍNOV, V. N. Discurso na vida e discurso na arte (sobre a poética sociológica). Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza [para fins didáticos]. Versão da língua inglesa de I. R. Titunik a partir do original russo, 1976 [1926].
____. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006 [1929].
BRASIL. Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 fev. 1998.
____. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 jun. 2006.
____. Decreto nº 9.057/17, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 mai. 2017.
____. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 2018.
CAVALCANTI, C. J. de H.; NASCIMENTO, M. M.; OSTERMANN, F. A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema, v. 15, n. 3, 2018, p. 1064-1088.
CAVICHIOLI, F.; MORTARI, C. A importância da Linguística para a formação do professor de Língua Portuguesa. Revista Ideias, v. 19, n. 1, 2004, p. 59-63.
COELHO, C. U.; HAGUENAUER, C. As tecnologias da informação e da comunicação e sua influência na mudança do perfil e da postura do professor. Colabor@ Revista Digital, v. 2, n. 6, 2004, p. 1-13.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 2005.
FARACO, C. A. Linguagem & diálogo: as idéias do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FERREIRA, F. J. Emoticons em mensagens instantâneas: um Estudo baseado em corpus. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 4., 2012, Recife. Anais... Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2012, p. 1-17.
FRANCO, N.; ROHLING, N.; ALVES, R. V. Em torno da concepção de relações dialógicas e reenunciação. In: FRANCO, N.; COSTA-HÜBES, T. da C.; ACOSTA-PEREIRA, R. Estudos Dialógicos da Linguagem: reflexões teórico-metodológicas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 139-160.
GIOLO, J. A Educação a Distância e a Formação de Professores. Educação & Sociedade, v. 29, n. 105, p. 1211-1234, 2008.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior – Notas Estatísticas 2017. 2017. Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf>. Acesso em 10 fev. 2019.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2013.
NEVES, M. H. de M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
OLIVEIRA, L. A. Uma abordagem da andragogia freiriana na modalidade EaD. Educação a distância, v. 2, n. 1, p. 29-45, 2012.
ROHLING, N. A pesquisa qualitativa e análise dialógica do discurso: caminhos possíveis. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 15, n. 2, p. 40-60, 2014.
ROHLING, N. Os discursos já-ditos sobre/na Educação a Distância na formação inicial de professor de Língua Portuguesa. Calidoscópio, v. 13, n. 3, p. 316-328, 2015.
ROJO, R. H. R. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento, In: L. P. MOITA-LOPES (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 253-276.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Observações didáticas sobre a análise dialógica do discurso – ADD. Domínios de Lingu@gem, v. 10, n. 3, p. 1076-1094, 2016.
SOUZA, D. M. de. Autoridade, autoria e livro didático. Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa, v. 3, n. 1, 1996, p. 55-60.
UEM. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Resolução N.º 022/2010–CI/CCH, 30 de março de 2010. Disponível em: <http://portal.nead.uem.br/site/img/_9NU_files/docs/022_10.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2018.
UEM. Resolução Nº 003/2012-COU, de 30 de abril de 2012. Disponível em: <http://portal.nead.uem.br/site/img/_9NU_files/docs/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20n003cou2012.pdf >. Acesso em: 16 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.