Contribuições Dos Estudos Dialógicos Para o Ensino e a Aprendizagem De Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Estudos dialógicos. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Este estudo objetivou realizar um trabalho investigativo sobre o ensino e a aprendizagem das práticas de língua portuguesa que se concretizam no Ensino Médio, sob horizonte dos estudos dialógicos. Para tanto, recorremos às contribuições de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]) para subsidiarem a pesquisa. A abordagem dialógica tem demonstrado que há diversas possibilidades de se analisar as manifestações de linguagem, e que os diversos enunciados podem ser compreendidos como gêneros do discurso. Nessa direcionalidade, o manuscrito está estruturado em duas seções: a) Dialogismo, relações axio(dia)lógicas, e o ensino de língua portuguesa e b) Movimentos dialógicos de linguagem em uma tirinha de quino. Os resultados apontaram para o fato de que as práticas de linguagem sob horizonte dos estudos dialógicos potencializam o ensino e a aprendizagem, na medida em que situam os sujeitos estudantes constitutivamente diante de fatores socio-histórico-ideológicos.Referências
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