Rasuras de Identidades no Conto “A Caligrafia de Deus”, de Márcio Souza

Autores

Agências de fomento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Palavras-chave:

Identidade, globalização, aculturamento.

Resumo

Esse artigo consiste em uma análise sobre o processo de mutilação identitária da personagem Izabel Pimentel e do espaço urbano de Manaus no conto “A caligrafia de Deus”, de Márcio Souza. O objetivo dessa análise é evidenciar como  o conto representa o processo de mutilação identitária e de aculturamento pela protagonista, comparando-o com a extirpação sofrida pela cidade de Manaus com a implantação da Zona Franca, além de discutir conceitos de colonização e globalização que contribuíram para o surgimento de uma identidade fragmentada e multifacetada no sujeito pós-moderno. Para fundamentar este trabalho, utilizaram-se teorias das áreas literárias e sociológicas que abordam as relações entre literatura e sociedade, além de teorias pós-crítica sociológica, discutindo questões de identidade cultural pós-moderna. O recurso metodológico empregado na pesquisa foi bibliográfico e, através de análises de textos, procurou-se demonstrar o processo de mutilações tanto da personagem quanto do espaço urbano de Manaus. Com a análise, conclui-se que os protagonistas do conto são marginalizados e excluídos da sociedade por serem diferentes do padrão dominante, apontando, desta maneira, o colonialismo e a globalização como um processo negativo que rasura a identidade cultural tanto do indivíduo quanto do espaço colonizado.

Biografia do Autor

Marilda Aguiar Do Carmo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Inglesa. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM.

Maira Iana Hoerlle, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Espanhola. Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Servidora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas-SEDUC. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM.

Raquel Aparecida Dal Cortivo, Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Professora Doutora, Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Porto Velho – RO, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades, PPGECH, UFAM, Humaitá-AM, email: raqueldalcortivo@gmail.com.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Tradução Maria Lúcia Pereira. 9. ed. São Paulo: Paoirus, 2012.

BERND, Zilá. Literatura e identidade nacional. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.

BONFIM, Ronaldo; BOTELHO, Lissandro. Zona Franca de Manaus: condicionantes do futuro. Manaus: Editora Valer, 2009.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite & outros ensaios. São Paulo. Editora Ática, 1989.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva. 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, globalização e democracia. Novos rumos, ano 17, n. 37, 2002. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/veiculos_de_comunicacao/NOR/NOR0237/NOR0237_02.PDF. Acesso em: 09 ago. 2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO, CONSEJO LATINOAMERICANO DE CIENCIAS SOCIALES, 2005, Buenos Aires. Anais [...]. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf . Acesso em: 09 ago. 2020.

RAMOS, Cláudia de Socorro Simas. O processo de perda da identidade cultural, através da colonização e do espaço urbano, no conto "A caligrafia de Deus", de Márcio Souza. Revista Decifrar: uma Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa da UFAM (ISSN 2318-2229), Manaus, v. 2, n. 4, jul/dez. 2014. Edição Especial: Amazônia. Disponível em: http://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/Decifrar/article/view/1063. Acesso em: 09 ago. 2020.

SOUZA, Márcio. A caligrafia de deus. In: TELLES, Tenório.; KRÜGER, Marcos Frederico (org.). Antologia do conto do Amazonas. 3. ed. Manaus: Editora Valer, 2010.

SOUZA, Márcio. Grandes entrevistas. Entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura, em 04/06/1990, sob o comando de Rodolfo Konder, com participação de Felipe Lindoso, Jefferson Del Rios, Alexandre Machado, Djalma Limongi Batista, Júlio Carlos Duarte, Deonísio da Silva, Rinaldo Gama e Ricardo Amaral. Degravação. Disponível em: <https://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/MarcioSouza.htm>. Acesso em: 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

09-02-2021

Como Citar

DO CARMO, M. A.; HOERLLE, M. I.; DAL CORTIVO, R. A. Rasuras de Identidades no Conto “A Caligrafia de Deus”, de Márcio Souza. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 51, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200029, 2021. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/25816. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: CENAS DA VIDA AMAZÔNICA: SUJEITOS DIVERSOS ENTRE TEIAS DE LITERATURA E LINGUAGENS