REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Tadinei Daniel Jacumasso
  • Cibele Krause-Lemke
  • Loremi Loregian-Penkal

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v11i20.3372
Agências de fomento
CAPES, CNPq

Palavras-chave:

representações, Língua Espanhola, Ensino Médio

Resumo

No presente estudo, buscou-se analisar as representações de alunos de Língua Espanhola sobre este idioma e como tais representações podem influenciar o processo de ensino-aprendizagem dessa língua, buscando compreender até que ponto eles se identificam com essa língua estrangeira. Assim, participaram da pesquisa alunos do ensino médio, regularmente matriculados em escolas públicas e privadas da cidade de Irati/PR, Brasil, que estudam o espanhol como disciplina regular no currículo das suas escolas. Alguns já estudaram o espanhol em outras séries do ensino fundamental e outros estão tendo o primeiro contato com a língua no ensino médio. O corpus deste estudo é composto de questionário formulado pela equipe de pesquisadores. Foram escolhidas quatro escolas públicas e uma escola privada da cidade de Irati/PR, e aplicados os questionários a quarenta e três alunos, no segundo semestre de 2008. Os resultados apontam que a aprendizagem de línguas estrangeiras contribui para alicerçar a atuação do estudante nas mais diversas áreas do conhecimento e amplia sua capacidade perceptiva, tanto no que diz respeito a sua condição de pessoa humana, quanto de cidadão.

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Publicado

20-08-2010

Como Citar

JACUMASSO, T. D.; KRAUSE-LEMKE, C.; LOREGIAN-PENKAL, L. REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 11, n. 20, 2010. DOI: 10.5935/rl&l.v11i20.3372. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/3372. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Língua e Cultura na América Latina