PROFESSORES DE LÍNGUA EM FORMAÇÃO E O /R/ RETROFLEXO: UM ESTUDO SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS

Autores

  • Camila Maria Augusto Pinto
  • Letícia Fraga

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v12i22.5774

Palavras-chave:

, atitudes linguísticas, variação linguística, /r/ retroflexo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de identificar as atitudes linguísticas que professores de língua em formação manifestam em relação ao /r/ retroflexo presente na variedade de língua falada na região de Ponta Grossa. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio da qual efetuamos entrevistas com dois representantes de cada ano do curso, que dura quatro anos. Os resultados da pesquisa demonstraram que a pronúncia da variante retroflexa é estigmatizada pelos participantes, que revelaram em suas atitudes elementos do discurso público sobre a língua (SCHLIEBEN-LANGE, 1993), o qual é marcado por questões avaliativas e estereótipos linguísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PINTO, C. M. A.; FRAGA, L. PROFESSORES DE LÍNGUA EM FORMAÇÃO E O /R/ RETROFLEXO: UM ESTUDO SOBRE ATITUDES LINGUÍSTICAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 12, n. 22, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v12i22.5774. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5774. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Crenças e Atitudes Linguísticas em Regiões de Línguas em Contato