POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS

Autores

  • Luciano Amaral Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v13i24.6958

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, ensino de português, formação do leitor

Resumo

Este ensaio aborda as contribuições que a Análise Crítica do Discurso pode oferecer ao ensino de português, principalmente no que diz respeito à formação do leitor. A desconstrução do mito da neutralidade científica, e suas implicações para a leitura, é a primeira contribuição a ser apresentada. Em seguida, discute-se a necessidade de se conscientizar os estudantes de português acerca da opacidade discursiva que caracteriza os textos que circulam socialmente. Finalmente, o desenvolvimento da capacidade de leitura crítica dos estudantes de português é discutida e a análise crítica de um texto jornalístico é feita a título de exemplificação.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 13, n. 24, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v13i24.6958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/6958. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos