O MAL NO CONTO “INTRUGE-SE”, DE GUIMARÃES ROSA: UMA EXPERIÊNCIA PARA O APRENDIZADO

Autores

  • Maíra Pinheiro Tavares
  • Ivana Ferrante Rebello
Agências de fomento

Palavras-chave:

Guimarães Rosa, Mal, Aprendizado

Resumo

Este artigo analisa o conto “Intruge-se”, que integra a coletânia de Tutameia (1967), do escritor mineiro João Guimarães Rosa, tendo como parâmetro a representação do mal. O conto se dobra numa perspectiva especular, possibilitando, ao mesmo tempo, a leitura da estória e a reflexão acerca da natureza humana. Percorreremos o conto com olhar minucioso e proposto a encontrar, nos meandros da escrita rosiana, os múltiplos sentidos que envolvem as ações e escolhas do personagem central e como, através delas, o autor busca representar uma das questões mais prementes da humanidade. Pretendemos evidenciar de que forma o elemento estético atua na formação do indivíduo, propiciando, além de uma experiência objetiva de fruição, um aprendizado espontâneo e inescusável que impinge no leitor inquietude e necessidade de refletir. Este trabalho é uma observação sobre o conto e aquilo que faz dele o que é. Guimarães Rosa traça esta estória sobre mundos de subjetividade, mundos que comportam um contexto que deflagra a estória, a qual pretende remeter o leitor para fora dela, numa espiral que propicia, pela natureza de sua forma, os mais variados questionamentos acerca das ações e sentimentos humanos. As experiências decorrentes dessa observação, bem como aquelas decorrentes de suas variações, resultam numa rica aprendizagem, na medida em que habilitam e habituam o olhar crítico, a dúvida e a reflexão. Nesse sentido, a literatura atua como mecanismo de aprendizado, segundo o que defende Antonio Candido.

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Publicado

30-01-2014

Como Citar

PINHEIRO TAVARES, M.; FERRANTE REBELLO, I. O MAL NO CONTO “INTRUGE-SE”, DE GUIMARÃES ROSA: UMA EXPERIÊNCIA PARA O APRENDIZADO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 14, n. 27, 2014. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/8693. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Estudos voltados para os campos da literatura, ensino e letramento literário