A MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOLOS

Autores

  • Eder Fabiano Santos
  • Suyan Roberta Isaka

Palavras-chave:

Modelo de representação, Material de apoio, Educação.

Resumo

O debate em torno de temáticas ambientais está presente nos mais diversos segmentos da sociedade. Porém, ainda não é comum a percepção de que o meio ambiente deva ser compreendido como resultado da integração de diversos componentes da natureza, estando entre estes, o solo. Quando verificamos de forma mais atenta o valor ecológico que o solo tem para as pessoas, percebemos que ele é ínfimo. A partir disso, faz-se necessária uma abordagem escolar construtivista, a qual seja capaz de possibilitar que o estudante perceba-se como um sujeito, que interage com o meio, em específico com o solo. Dessa forma, pretende-se trabalhar neste artigo o uso de maquete como sugestão de recurso didático no ensino de Solos, na disciplina de Geografia, utilizando-se do viés de educação ambiental proposto nos PCNs de 1997. Para isso, foram desenvolvidas as temáticas: erosão, assoreamento e impermeabilização do solo - com o auxílio de maquete. Assim, consiste em uma proposta de ensino com o uso desse recurso didático, que almeja como resultados esperados, contribuir para uma melhor compreensão acerca dos processos pelo qual o solo passa, bem como dos efeitos que as condições do solo podem trazer para a sociedade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SANTOS, E. F.; ISAKA, S. R. A MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE SOLOS. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 10, n. 12, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/14129. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Contribuições da Geografia para a Ciência dos Solos