A importância do município do Rio de Janeiro na territorialidade da indústria audiovisual brasileira

Autores

  • Marcus Vinícius Albrecht Anversa

Palavras-chave:

Indústrias do Audiovisual, Economia do Audiovisual, Geografia do Audiovisual, Televisão, Cinema, Município do Rio de Janeiro

Resumo

Neste trabalho analisaremos como se encontra a indústria do audiovisual em sua hodierna disposição e configuração no território do Município do Rio de Janeiro. A sua concentração e centralidade no espaço carioca se apresenta geograficamente contraditória, pois não se estabeleceu no centro de poder econômico e publicitário, a cidade de São Paulo, ou político, como é o caso de Brasília. Mostraremos o papel original da centralidade ocupada pela cidade do Rio de Janeiro, constatado em análise qualitativa, como a maior produtora de audiovisuais de ficção cinematográfica e televisiva. Investigaremos as condicionantes de poder que resultaram na sua atual distribuição que favoreceu o Rio de Janeiro e proporcionou ser uma de suas maiores vocações econômicas. O poder econômico e sua concentração balizaram os estudos das políticas do audiovisual implementados em território carioca.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ALBRECHT ANVERSA, M. V. A importância do município do Rio de Janeiro na territorialidade da indústria audiovisual brasileira. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 4, n. 4, p. p.77–97, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/3636. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos