O conteúdo de limite em cursos de licenciatura em Matemática: uma pesquisa à luz da teoria dos três mundos da Matemática

Autores

  • Gabriel de Oliveira Soares Centro Universitário Franciscano
  • Helena Noronha Cury Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18557
Agências de fomento

Palavras-chave:

Limites, Cursos de licenciatura em matemática, Três Mundos da Matemática.

Resumo

Resumo: Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada em dois cursos de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul, com o objetivo de analisar o conceito de limite de uma função em um ponto, apresentado por estudantes desses cursos, bem como suas estratégias de resolução de questões, à luz da Teoria dos Três Mundos da Matemática. Primeiramente, foi realizada uma análise da introdução do conceito de limite em livros didáticos de Cálculo. Em seguida, foi feito um mapeamento de artigos sobre as ideias de David Tall, bem como uma busca de dissertações e teses que se basearam nessas ideias. Na última etapa, foi aplicado um teste sobre limites de funções a alunos que já haviam cursado a disciplina de Cálculo I e foram entrevistados docentes dessa disciplina nos dois cursos. Concluiu-se que a maior parte dos alunos utiliza a linguagem natural para conceituar limite, apresentando características do mundo corporificado, com alguns elementos simbólicos, mas sem atingir um desenvolvimento compatível com o mundo axiomático formal. Os professores declaram partir de exemplos gráficos e tabelas de valores de função para introduzir o conceito e só depois tentam chegar à definição formal.

Palavras-chave: Limites; Cursos de licenciatura em matemática; Três Mundos da Matemática.

 

The content of limit in Mathematics teacher training courses: a research in the light of the three worlds of Mathematics theory

Abstract: In this paper, we present partial results of a research carried out in two mathematics training courses at Rio Grande do Sul, aiming to analyze the concept of limit of a function at a point, presented by students of these courses, as well as their strategies of solving exercises in the light of the Theory of the Three Worlds of Mathematics. First, an analysis was made of the introduction of the limit concept in Calculus textbooks. Next, it was done a mapping of articles on David Tall´s ideas, as well as a search of dissertations and theses that where based on these ideas. In the last step, a test on limits of functions was applied to students who had already studied Calculus I and were interviewed professors of this subject in both courses. It was concluded that most of the students use the natural language to conceptualize a limit, presenting characteristics of the embodied world, with some symbolic elements, but without achieving a development compatible with the formal axiomatic world. Teachers introduce the concept from graphical examples and tables of function values and only then try to arrive at the formal definition.

Keywords: Limits; Mathematics teacher training courses; Three Worlds of Mathematics.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTON, H.; BIVENS, I.; DAVIS, S. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

ARTIGUE, M. La enseñanza de los princípios del cálculo: problemas epistemológicos, cognitivos y didácticos. In: ARTIGUE, M. et. al. Ingeniería Didáctica em Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial IberoAmérica, 1995. p. 97-140.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.

CAVASOTTO, M.; VIALI, L. Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 59, p. 15-33, jul./dez. 2011.

CUNHA, S. R.; PINTO, M. M. F. O conhecimento esperado sobre limites e continuidade a partir de uma análise das provas unificadas de Cálculo I na UFRJ. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 259-278, 2014.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

FREIRE, P. C. Uma jornada por diferentes mundos da Matemática: investigando os números racionais na forma fracionária. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2011.

GALVÃO, M. E. E. L.; SOUZA, V. H. G. de.; POGGIO, A. M. P. P. Características dos três mundos da Matemática que emergem na resolução de um problema de proporcionalidade direta. In: CONFERENCIA INTERAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14, 2015, Chiapas, Mexico. Actas... Chiapas, 2015. s. p. Disponível em: <http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/456/211>. Acesso em: 24 set. 2017.

GIRALDO, V. Descrições e conflitos computacionais: o caso da derivada. 2004. 221p. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1994.

LIMA, R. N. de. Equações algébricas no ensino médio: uma jornada por diferentes mundos da matemática. 2007. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

LIMA, R. N. de. How humans learn to think mathematically. Educação Matemática em Revista, São Paulo n. 40, p. 65-68, nov. 2013.

LIMA, R. N. de; TALL, D. Procedural embodiment and magic in linear equations. Educational Studies in Mathematics, n. 67, p. 3-18, 2008.

MESSIAS, M. A. de V. F. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de uma função. 2013. 133 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

REZENDE, W. M. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. 2003. 468 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

TALL, D. Students´difficulties in calculus. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON MATHEMATICAL EDUCATION, 7, 1992, Québec, Canada. Proceedings… Québec: Université Laval, 1993. p. 13-28.

TALL, D. Thinking through three worlds of mathematics. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 28, 2004, Bergen, Norway. Proceedings… Bergen: PME, 2004. p. 281–288.

TALL, D. The Transition to Formal Thinking in Mathematics. Mathematics Education Research Journal, n. 2, v. 20, p. 5-24, 2008.

TALL, D. How humans learn to think mathematically. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

TALL, D. O.; VINNER, S. Concept Image and Concept Definition in Mathematical with particular reference in Limits and Continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, p. 151-169, 1981.

THOMAS, G. B. Cálculo. 10. ed. São Paulo: Addison Wesley, 2002.

ZUCHI, I; GONÇALVES, M. B. Investigação sobre os obstáculos de aprendizagem do conceito de limite. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 31, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABENGE, 2003. p. 2-11.

Downloads

Publicado

21-12-2017

Como Citar

SOARES, G. de O.; CURY, H. N. O conteúdo de limite em cursos de licenciatura em Matemática: uma pesquisa à luz da teoria dos três mundos da Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 64–83, 2017. DOI: 10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18557. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18557. Acesso em: 20 abr. 2024.