Proposição de ações metodológicas para inserção das dimensões de equidade nas aulas de Matemática

Autores

  • José Airton Fernandes Farias Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe/PB
  • Rodiney Marcelo Braga dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.20834
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Palavras-chave:

Acesso, Realização, Identidade, Poder.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa destaca aspectos da equidade que surgem diante das dificuldades encontradas nas aulas de Matemática. As vivências e oportunidades adquiridas pelo aluno de intercâmbio são ilimitadas. Assim, optamos por apresentar o estudo preliminar de uma pesquisa de verão, realizada na Michigan StateUniversity (MSU), no estado de Michigan, EUA, que consiste no desenvolvimento de uma ferramenta, Equity Quantified In Participation (EQUIP), capaz de quantificar a participação dos alunos nas aulas de Matemática.O tratamento metodológico adotado compreende uma tipologia de abordagem qualitativa e exploratória que contribuiu para o esclarecimento de questões ligadas a equidade nas aulas de Matemática, tendo por base a observação participante a partir de um intercâmbio internacional.Contudo, contribuiu para a elaboração de uma proposição de ações metodológicas através das dimensões de equidade nas aulas de Matemática, que tem o intuito de auxiliar nas pesquisas e práticas matemáticas.

Palavras-chave: Acesso; Realização; Identidade; Poder.

 

Proposition of methodological actions for inserting equity dimensions in Mathematics

Abstract: This research highlights aspects of equity that arise in the face of difficulties encountered in Mathematics classes. The experiences and opportunities acquired by the exchange student are unlimited. Thus, we chose to present the preliminary study of a summer survey, conducted at Michigan State University (MSU), Michigan, USA, which consists of the development of a tool, Equity Quantified In Participation (EQUIP), able to quantify the participation in mathematics classes. The methodological approach adopted includes a typology of a qualitative and exploratory approach that contributed to the clarification of issues related to equity in Mathematics classes, based on participant observation from an international exchange.However, he contributed to the elaboration of a proposition of methodological actions through the dimensions of equity in Mathematics classes, which aims to assist in mathematical research and practice.

Keywords: Access; Achievement; Identity; Power.

 

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Biografia do Autor

José Airton Fernandes Farias, Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe/PB

Graduado no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Cajazeiras-PB. Realizou intercâmbio pelo Programa Ciência Sem Fronteiras Brasil-USA, fomentado pela CAPES/CNPq, na Michigan State University (MSU). Proficiência em Língua Inglesa. Digitador concursado pela Prefeitura Municipal de São João do Rio do Peixe-PB. Atua como Suporte de TI, Designer e Formador de professores de Língua Inglesa e Matemática pela Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe-PB. Professor da disciplina Inglês no Ensino Fundamental II do Educandário Nossa Senhora de Fátima em São João do Rio do Peixe-PB. Atuou como Tutor Presencial no curso técnico de Segurança do Trabalho (EaD) no IFPB. Usuário avançado de sistemas operacionais, softwares de edição de imagem e vídeo, assim também como softwares Matemáticos.

Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus Cajazeiras. Atua no Curso de Licenciatura em Matemática. Desenvolve atividade de orientação de estágio supervisionado. Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Docente da disciplina Matemática Inclusiva do Curso de Especialização em Matemática. Membro do Grupo Cajazeirense de Pesquisa em Matemática. Atuou como Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática (2003) e Especialização em Gestão Escolar (2006) pela Universidade Estadual do Ceará e em Educação a Distância (2007) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional. Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Logística e Pesquisa Operacional (2011) da Universidade Federal do Ceará. Doutor pelo Programa em Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (2017), com pesquisa desenvolvida na área da Logística, da Universidade Federal de Roraima. Atualmente, tem como foco de estudo e trabalho a Educação Matemática, com ênfase em Ensino, Aprendizagem e Formação Docente no Ensino de Matemática.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

FARIAS, J. A. F.; DOS SANTOS, R. M. B. Proposição de ações metodológicas para inserção das dimensões de equidade nas aulas de Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 387–410, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.20834. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/20834. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa