Tecnologias como recurso semiótico no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática

Autores

  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-1766-137X
  • Paulo Henrique Hideki Araki
  • Adriana Helena Borssoi Departamento Acadêmico de Matemática

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.21082
Agências de fomento

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Semiótica, Atividade experimental investigativa, Canhão de vórtex.

Resumo

Resumo: Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que buscamos evidenciar como a tecnologia se configura como recurso semiótico no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática. Para isso, nos fundamentamos na tecnologia como aliada no desenvolvimento de atividades de modelagem e na semiótica, mais precisamente, na abordagem dos recursos que proporcionam a produção de signos – os recursos semióticos. Por meio de uma análise qualitativa de cunho interpretativo de imagens e falas transcritas da atividade de modelagem desenvolvida em cinco momentos por uma turma de nono ano do Ensino Fundamental de uma escola do norte do Paraná, evidenciamos que a tecnologia se configurou como recurso semiótico, em certa medida, para possibilitar aos alunos examinar os princípios da situação-problema, definir o problema a ser investigado, visualizar o fenômeno mais de uma vez, produzir dados, visualizar o comportamento dos dados, proporcionando a obtenção, interpretação e validação de uma solução para o problema.

Palavras-chave: Educação Matemática; Modelagem Matemática; Semiótica; Atividade experimental investigativa; Canhão de vórtex.

 

Technologies as a semiotic resource in the development of Mathematical Modeling activities

Abstract: In this paper we present results of a research in which we seek to show how technology is configured as a semiotic resource in the development of a mathematical modeling activity. We base on technology as an ally in the development of modeling activities and in semiotics, more precisely, in the approach of the resources that provide the production of signs - the semiotic resources. Through a qualitative analysis of images and transcribed speeches of the modeling activity developed in five moments by a ninth grade class of the Elementary School of a school in the north of Paraná, we show that the technology has been configured as a semiotic resource in to investigate the principles of the problem situation, to define the problem to be investigated, to visualize the phenomenon more than once, to produce data, to visualize the behavior of the data, and to obtain, interpret and validate a solution for the problem.

Keywords: Mathematics Education; Mathematical Modeling; Semiotic; Experimental investigative activity; Vortex cannon.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Matemática

Referências

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, K. A. P.; RAMOS, D. C. Sobre ensinar e aprender ‘o fazer’ modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: SBEM, 2018. p. 1-12.

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na Educação Básica. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

BLEILER-BAXTER, S. K.; BARLOW, A. T. Moving beyond context: challenges in modeling instruction. In: NCTM. Mathematical Modeling and Modeling Mathematics. USA: APME, 2016. p. 53-64.

BLUM, W.; NISS, M. Applied mathematical problem solving, modelling, applications, and links toother subjects - state, trends and issues in mathematics instruction. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 22, n.1, p. 37-68, feb. 1991.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BROWN, D; COX, A. J. Innovative uses of video analysis. The Physics Teacher, v. 47, p. 145-150, 2009.

BRYAN, J. A. Investigating the conservation of mechanical energy using video analysis: four cases. Physics Education, London, v. 45, n. 1, p. 50-57, 2010.

CIRILLO M.; PELESKO, J. A.; FELTON-KOESTLER, M. D.; RUBEL, L. Perspectives on modeling in school mathematics. In: NCTM. Mathematical Modeling and Modeling Mathematics. USA: APME, 2016. p. 3-16.

GREEFRATH, G.; SILLER, H.-S. Modelling and simulation with the help of digital tools. In: STILLMAN, G. A.; BLUM, W.; KAISER, G. (Eds.). Mathematical modelling and applications, ICTMA 17. Dordrecht: Springer, 2017. p. 529–539.

MANECHINE, S. R. S.; CALDEIRA, A. M. A. A significação e ressignificação da linguagem gráficana compreensão de fenômenos naturais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOMATEMÁTICA, 3, 2006, Água de Lindóia. Anais... Água de Lindóia: SBEM, 2006. p. 1-16.

MAVERS, D. E. Multimodal design: the semiotic resources of children's graphic representation. Doctoralthesis, Institute of Education, Universityof London, 2004.

MENDES, T. F.; OLIVEIRA, C. F. A inteiração e a matematização em atividades de modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃOMATEMÁTICA, 7, 2018, Foz do Iguaçu. Anais...Foz do Iguaçu: SBEM, 2018. p. 1-12.

NETTO, M.; PERASSI, R.; FIALHO, F. A. P. Estudos semióticos: análise perceptiva e a terceiridade peirceana na obra “Jogos Infantis” de Pieter Bruegel. Projética, Londrina, v. 4, n. 1, p. 249-266, jan./jun. 2013.

PEIRCE, C. S. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

PEIRCE, C. S. Semiótica e Filosofia: textos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1972.

PIFFER, T. B.; BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática em uma Sala de Aula de Física: relato de experiência. In: ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7, 2016, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. p. 769-780.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2009.

SILVA, K. A. P.; BORSSOI, A. H.; ALMEIDA, LOURDES M. W. Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 8, p. 161-183, 2015.

SILVA, K. A. P.; VERTUAN, R. E.; SILVA, J. M. G. Ensino por investigação nas aulas de matemática do curso de licenciatura em química. Amaz RECM - Especial Saberes Profissionais do Professor de Matemática, Belém, v.14, n. 31, p. 54-72, mar./out. 2018.

SILVA, M. B.; TRIVELATO, S. L. F. A mobilização do conhecimento teórico e empírico na produção de explicações e argumentos numa atividade investigativa de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 139-153, 2017.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.

THOMAS, M. O. J.; YOON, C.; DREYFUS, T. Multimodal Use of Semiotic Resources in theConstruction of Antiderivative. In: HUNTER, R.; BICKNELL, B.; BURGESS, T. (Eds.). Crossing divides: Proceedings of the 32nd annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia. Palmerston North, NZ: MERGA, 2009. p. 539-546.

VAN LEEUWEN, T. Introducing Social Semiotics. London & New York: Routledge, 2005.

YOON, C.; MISKELL, T. Visualising cubic reasoning with semiotic resources and modeling cycles. In SÁENZ-LUDLOW, A.; KADUNZ, G. (Eds.). Semiotics as a tool for learning mathematics: How to describe the construction, visualisation, and communication of mathematical concepts. Dordrecht, The Netherlands: Sense Publishers, 2016. p. 89-109.

Downloads

Publicado

29-12-2018

Como Citar

PESSOA DA SILVA, K. A.; ARAKI, P. H. H.; BORSSOI, A. H. Tecnologias como recurso semiótico no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 362–386, 2018. DOI: 10.33238/ReBECEM.2018.v.2.n.3.21082. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/21082. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa