Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental

Autores

  • Camila Macedo Lima Nagamine UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
  • Jean Paixão Oliveira
  • Ana Paula Perovano
  • Cristina de Andrade Santos Reis

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439
Agências de fomento
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino, Educação Estatística, Tratamento da Informação.

Resumo

Resumo: Os conteúdos de estatística e probabilidade possuem grande relevância na educação básica possibilitando ao aluno recursos para uma leitura de sua sociedade e exercício consciente de sua cidadania. Como o livro didático possui um papel de destaque na atuação do professor, analisamos como um livro didático do 7º ano aborda os conteúdos de estatística e probabilidade. Tivemos como aporte metodológico a pesquisa qualitativa. Nosso objetivo foi analisar o livro didático particularizando a análise global, regional e local. Do qual identificamos fragilidades no que tange a definições, conteúdos e habilidades. Esperamos contribuir no sentido de trazer reflexões sobre como vêm sendo apresentado o “Tratamento da Informação” nos livros didáticos evidenciando suas potencialidades e fragilidades. Palavras-chave: Livro Didático; Ensino; Educação Estatística; Tratamento da Informação. An analysis of contents of the block information treatment in a teaching book of the 7th year of fundamental education Abstract: The contents of statistics and probability have great relevance in basic education allowing the student resources for a reading of their society and conscious exercise of their citizenship. As the textbook has a prominent role in the teacher's performance, we analyze how a 7th grade textbook addresses the contents of statistics and probability. We had as methodological contribution the qualitative research. Our goal was to analyze the textbook, particularizing the global, regional and local analysis. Of which we identified weaknesses regarding definitions, content and skills. We hope to contribute to bring reflections on how the "Treatment of Information" has been presented in textbooks highlighting its potentialities and weaknesses. Keywords: Textbook; Teaching; Statistical Education; Information Processing.

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Biografia do Autor

Camila Macedo Lima Nagamine, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

NAGAMINE, C. M. L.; OLIVEIRA, J. P.; PEROVANO, A. P.; REIS, C. de A. S. Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 400–418, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22439. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística