O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico de 2006 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22631
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estatística, Educação básica, Ensino Superior, Estado da arte.

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho foi mapear teses e dissertações brasileiras sobre o desenvolvimento do letramento estatístico fundanentado em Iddo Gal. Buscando responder “Que conclusões são apresentadas nas pesquisas envolvendo o letramento estatístico?”, a análise desse conjunto de pesquisas foi feito levando em conta os sujeitos participantes das pesquisas (docentes, futuros professores e estudantes da educação básica). As conclusões reveladas em determinadas pesquisas mostraram as limitações no nível de letramento estatístico das pessoas, enquanto, em outros casos, propostas alternativas de ensino-aprendizagem foram utilizadas como forma de promover o desenvolvimento do letramento estatístico. Palavras-chave: Estatística; Educação básica; Ensino Superior; Estado da arte. The mapping of brazilian research on statistical literacy from 2006 to 2018 Abstract: The objective of this work was to map Brazilian theses and dissertations on the development of statistical literacy based on Iddo Gal. Seeking to answer "What conclusions are presented in the surveys involving statistical literacy?", The analysis of this set of research was done taking into account the subjects participating in the research (teachers, future teachers and students of basic education). The conclusions revealed in some researches showed the limitations in the level of statistical literacy of the people, while in other cases alternative teaching-learning proposals were used as a way to promote the development of statistical literacy. Keywords: Statistic; Basic education; Higher education; State of art.

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Biografia do Autor

Paulo Cesar Oliveira, UFSCar/professor

Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM).

àrea de educação matemática

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

OLIVEIRA, P. C.; PAIM, S. A. de O. C. O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico de 2006 a 2018. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 669–699, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22631. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22631. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística