Uso de planilhas eletrônicas para a aprendizagem de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22635
Agências de fomento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS.

Palavras-chave:

Integração, Formulação de hipóteses, Educação estatística

Resumo

Resumo: Neste texto pretende-se relatar a experiência de um minicurso em que conteúdos de Estatística são tratados com auxílio de planilhas eletrônicas, com foco na desmistificação da estatística básica e adaptação desse conteúdo para tomada de decisões. Buscou-se usar as planilhas eletrônicas como ferramenta para trabalhar conceitos estatísticos e ao mesmo tempo desenvolver o pensamento estatístico. O uso das planilhas para o cálculo das estimativas possibilitou ofertar a alunos de nível médio tópicos de estatística com uma profundidade que só é abordada em nível de graduação. A participação no minicurso foi considerada satisfatória pelos envolvidos, que julgaram ter aprendido os conteúdos e serem capaz de aplicá-los no dia-a-dia e estarem aptos para desenvolver projetos de iniciação científica. Devido aos resultados, pode-se propor um projeto de extensão não só para testar a metodologia a alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio como também para a capacitação de professores de Educação Básica. Palavras-chave: Integração; Formulação de hipóteses; Educação Estatística. Use of electronic schedules for statistical learning Abstract: This paper intends to report the experience of a mini-course in which Statistics contents are treated with the help of electronic spreadsheets, focusing on the demystification of basic statistics and adapting this content for decision making. The use of the spreadsheets for the calculation of the estimates made it possible to offer to students of intermediate level topics of statistics with a depth that is only approached at graduation level. Participation in the mini-course was considered satisfactory by those involved, who thought they had learned the contents and were able to apply them on a daily basis and to be able to develop scientific initiation projects. Due to the results, it is possible to propose an extension project not oinly to test the methodology for School and High School as well as for the qualification of teachers of Basic Education. Keywords: Integration; Hypothesis formulation; Statistical Education.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

CAMPOS, K. A.; SILVA, R. H.; AZEVEDO, R. L. de. Uso de planilhas eletrônicas para a aprendizagem de estatística. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 224–240, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22635. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22635. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística