APOPHRADES EM BELCHIOR: UMA ANÁLISE DE TEXTO E CONTEXTO

Leandro Moreira Luz, Mônica Luiza Sócio Fernandes, Bruno Flávio Lontra Fagundes

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre os textos belchiorianos e os novos textos midiáticos de trazem o tema desaparecimento/aparecimento do cantor Belchior. Ao apurar os sentidos sobre a exposição midiática do “desaparecimento/aparecimento” do artista, nota-se que além das expectativas, repercussões e desejos fabricados e/ou propagados pela mídia há, também, um movimento revisionário que remete o contexto atual do poeta/cantor a uma leitura, através da literatura, de um passado constituído ao qual possa se ligar, não para homenagear, contradizer ou continuar, mas para representá-lo, o que Harold Bloom, em 1973, denomina, sob a ótica da Angústia da Influência, como apophrades ou “o retorno dos mortos”. Desse modo, demonstrar a influência dos textos belchiorianos nos textos que remetem ao desparecimento/aparecimento do poeta cearence é o objetivo deste artigo.

Palavras-chave

Belchior; Influência; Apophrades

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