ESCRITAS DE SI – SOBRE ALTERIDADES E MEDIAÇÕES

Autores

  • Diana Araujo Pereira Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v14i23.19577
Agências de fomento

Palavras-chave:

auto-mediação, mediação cultural, escrita de si

Resumo

Este ensaio pretende elaborar uma proposta metodológica aqui denominada de auto-mediação, necessária aos processos de pesquisa que visem abrir caminhos, dentro da academia, para a descolonização do conhecimento. A auto-mediação, como prática reflexiva, precisa ser exercida entre a subjetividade do/a pesquisador/a e a objetividade do seu contexto histórico, político, social. Para percorrer este caminho de dentro para fora e de fora para dentro, proponho que pensemos a relação entre o território e o corpo a partir da perspectiva da mediação cultural (como prática e reflexão teórica). Neste entretecer de elementos internos e externos, a escrita é introduzida como uma das pontes possíveis, uma tecnologia vinculante, capaz de sentipensar as fronteiras, sejam elas corporais (pensamento e emoção) ou territoriais. Portanto, a escrita de si, neste ensaio, é compreendida como um exercício da linguagem posta em ação mediadora (ligada ao “giro antropológico” da literatura), entre os âmbitos internos e externos de quem escreve, conferindo à ficção e à poesia importância e profundidade epistemológicas.

Biografia do Autor

Diana Araujo Pereira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutora em Literaturas Hispânicas, atua no curso de graduação Letras – Artes e Mediação Cultural e no Mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos.

Downloads

Publicado

04-08-2018

Como Citar

PEREIRA, D. A. ESCRITAS DE SI – SOBRE ALTERIDADES E MEDIAÇÕES. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 14, n. 23, p. 43–57, 2018. DOI: 10.48075/rlhm.v14i23.19577. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/19577. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CONFLUÊNCIAS ENTRE LITERATURA, CULTURA E OUTROS CAMPOS DO SABER